00:00:00

Solidariedade

Roraima se mobiliza na campanha \"Sangue Corintiano\" para este sábado.


Mobilização por doação

A nação corintiana de todo o Brasil vai se unir neste sábado, dia 29, para uma causa nobre. A Campanha 'Sangue Corintiano' é uma mobilização nacional dos torcedores de um dos times de maior torcida do Brasil em prol ao incentivo à doação de sangue. Esta é a 16ª edição da campanha e a primeira vez que Roraima participará. O Hemoraima (Hemocentro de Roraima) receberá os doadores das 8h às 12 horas.
O organizador da mobilização no estado, o servidor público Thiago Rocha Martins, explica que esta é uma oportunidade de unir o amor ao time a uma boa causa. “Queremos chamar tanto corintianos como outros torcedores para entrar no time das pessoas que querem contribuir com esta causa”, reforça Martins, informando que todos que doarem receberão um chaveiro da campanha.
O responsável pela captação no Hemoraima, Johnny Melo, ressalta que esta campanha é realizada em um momento importante, na qual o estoque de sangue está baixo. Um fato positivo tem contribuído para esse aumento de demanda: o aumento da realização de cirurgias caráter não emergencial, pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde). A quantidade de procedimentos realizados cresceu consideravelmente este ano: em 2014, foram cerca de 500 cirurgias gerais, especialmente de hérnia e vesícula; e de março a julho deste ano, quase 800 pacientes já foram operados.
E Melo destaca que para iniciar qualquer procedimento cirúrgico é necessário ter disponíveis pelo menos três bolsas de sangue. “Precisamos de todos os tipos de sangue, mas os essenciais são O- e O+”, especificou, destacando a necessidade de mais doações no mês de outubro, que terá três feriados, para prevenção da possível necessidade de aumento de estoque para atender a cirurgias. “É importante que as doações continuem para que possamos manter os estoques”.
Ele ainda pontua que quem quiser receber palestras ou orientações sobre doações de sangue, podem contatar o Hemoraima pelos telefones 2121-0883 ou 99143-8950.
DOAÇÃO 
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, porém os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais. Os doadores devem pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. É preciso ter uma boa noite de sono e no dia da doação tomar um café da manhã reforçado. Também é necessário levar documentos com foto para que a doação seja oficializada.
O horário de funcionamento do Hemoraima (Hemocentro de Roraima), localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, número 3.418, bairro Aeroporto, é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda sexta-feira.

Últimas Postagens