00:00:00

Pode ser surto?

Morador denuncia infestação de dengue em Caracaraí.


Dengue já ameaça Caracaraí

Inaê Brandão
Do G1 RR

Um morador do município de Caracaraí, Sul de Roraima, procurou o G1 nesta terça-feira (25) para reclamar sobre a situação da dengue no município. Segundo ele, há uma infestação do mosquito Aedes aegypti e as autoridades estão sendo negligentes nas medidas preventivas e no cuidado com pacientes que são atingidos pelo vírus.
De acordo com o morador, a infestação do mosquito começou há meses com o período de chuvas. Entretanto, a resposta dos órgãos públicos não foi a esperada para amenizar a situação na época em que tradicionalmente ocorre a proliferação de transmissores.
"A infestação está muito alta. A população vai ao hospital, mas lá não estão fazendo exames de laboratório como a sorologia, para confirmar a doença e verificar se as plaquetas baixaram. As pessoas têm que procurar laboratórios particulares. Falta medicamento básico nos postos de saúde também", afirmou.
Ainda segundo ele, a Prefeitura de Caracaraí não trabalha de forma efetiva na prevenção da doença. "A dengue está alta porque o município não faz a borrifação. Eu só vi o fumacê uma vez aqui durante todo o ano".
 
A dengue já matou uma pessoa, informou o morador. "Há cerca de 20 dias, um rapaz morreu aqui por causa de complicações da doença. Nesta semana, uma mãe teve de pagar um táxi para levar os dois filhos para Boa Vista porque não tinha remédio aqui. Eles estavam com suspeita de dengue hemorrágica e sangrando pelo nariz".
Prefeitura diz que não há negligência
A secretária de Saúde de Caracaraí, Aline Nova, afirmou à reportagem que a prefeitura toma providências para conter o surto. "Nós sabemos [do surto] e, nos últimos dois  meses, dois caminhões-fumacê passaram pelo município. Para nós, isso é suficiente no combate à dengue, mas as pessoas têm de colaborar. Acabar com ela depende de cada um de nós", declarou.
O que o governo diz
Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação do Governo de Roraima informou que pelos registros no Sistema de Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), Caracaraí registrou 127 casos notificados de dengue, e destes, 72 foram confirmados.
Conforme a Secretaria, a principal forma de diminuir os índices de infestação é reduzir os focos do mosquito transmissor, o que é uma atribuição dos municípios, nos quais os agentes de endemias devem realizar um trabalho casa a casa.
A nota esclarece que ao Governo do Estado cabe o monitoramento e apoio às ações. "Quando há uma sinalização de que os municípios não estão conseguindo conter estes índices, o estado fornece o suporte necessário, a partir da solicitação das prefeituras. Entre os meses de junho e julho, o governo realizou cobertura com a nebulização por carro fumacê durante três semanas no município", conclui.

Últimas Postagens