00:00:00

Parlamento Amazônico

Aprovada proposta de audiência com Dilma para tratar de Parque do Lavrado


Deputados com Dilma contra parque

Os membros do Parlamento Amazônico, reunidos na Assembleia Legislativa de Roraima, na tarde desta quinta-feira, 20, aprovaram a proposta do presidente da Casa, deputado Jalser Renier (PSDC), de acionar os senadores de todos os estados da Amazônia Legal para que seja agendada uma audiência com a presidente da República, Dilma Rousseff, para tratar da revogação do decreto que cria o Parque Nacional do Lavrado.

Além disso, segundo Jalser Renier, o objetivo é debater temas como a quebra da barreira na BR-174 – uma corrente impede a passagem de veículos das 18h às 6h todos os dias. “Se conseguirmos essa audiência vamos levar 50, 60 quantos deputados estaduais da região se propuserem a ir, a presidente vai pensar várias vezes em dizer não para esses parlamentares”, destacou.

Na opinião do presidente da ALE, se todos os membros  do Parlamento Amazônico conseguirem envolver seus senadores haverá êxito no trabalho realizado pelos deputados durante essa reunião. “A reunião do Parlamento Amazônico em Roraima vai entrar para história como uma iniciativa que deu certo”, afirmou.

MOÇÕES 

Também foram aprovadas durante a reunião do Parlamento Amazônico, duas moções de repúdio. Uma delas foi à presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai) pela ausência no evento que discutiu problemas dos estados da região amazônica; a outra, foi em repúdio ao tratamento dispensado pelo apresentador Danilo Gentili, no programa The Noite, do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), aos roraimenses e em especial às mulheres do estado. No último dia 18, em rede nacional, o apresentador discriminou o povo e o Estado de Roraima, mediante declarações que, conforme os deputados que compõem o Parlamento, ferem a imagem, a integridade e a ética, além de outros direitos fundamentais do cidadão brasileiro, bem como Direitos Humanos de todos os povos, além do direito humanitário das mulheres.

As duas moções foram assinadas em conjunto pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (PSDC), o presidente do Parlamento Amazônico, deputado Sinésio Campos (PT-AM) e pelo presidente da Unale (União dos Legislativos e Legisladores Estaduais), deputado Sandro Locutor (PPS-ES).

AÇÃO CRIMINAL 

Sobre as declarações de Danilo Gentili, o presidente da ALE, deputado Jalser Renier (PSDC), disse que a Assembleia vai mover uma ação criminal contra o SBT, contra o produtor do programa The Noite e também contra o apresentador. “Ele vai responder civil e criminalmente na Justiça estadual de Roraima e na Justiça Federal”, disse.

Renier disse que vai, em audiência, pedir para que a governadora Suely Campos (PP) encampe junto com ele essa ação para que o apresentador possa responder ao que fez com as mães, homens e mulheres de Roraima.

Quanto à ausência do presidente da Funai no Parlamento, o deputado disse que ‘já era de se esperar porque o PT não tem preocupação em resolver as questões do estado e por isso precisamos nos antecipar aos fatos e pedir essa audiência dos deputados do Norte com a presidente Dilma”, finalizou.

Últimas Postagens