00:00:00

Manifestação

Indígenas pedem a aprovação do Plano Estadual de Educaçãona ALE.


Índios apóiam plano de educação

Indígenas de seis etnias recepcionaram os deputados estaduais no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, dia 19, com danças e músicas típicas, antes da sessão ordinária. O movimento pede a aprovação do Plano Estadual de Educação, que inclui a modalidade indígena, já encaminhado ao Poder Legislativo pelo Conselho Estadual de Educação.

De acordo com Julio Macuxi, um dos coordenadores do movimento, hoje, 100% das escolas indígenas estão paralisadas e não há data para o retorno das aulas. Ao todo são 265 escolas e mais de 800 professores.

“O plano inclui 40 estratégias da educação indígena diferenciadas, que abrange a língua materna, a cultura de cada etnia e mais condições para os professores trabalharem. Não temos merenda, transporte e as escolas estão em situação precária”, explicou Macuxi.

Segundo o vice-presidente da Assembleia, deputado Coronel Chagas (PRTB), a Casa tem interesse em votar o plano o mais rápido possível, no entanto o texto ainda precisa ser analisado nas comissões internas e, por isso não há data certa para que o plano seja levado a plenário. “O Regimento Interno deve ser observado. Após ser discutido e votado na comissão de Educação, nós vamos discutir ele (Plano de Educação) em plenário. E pelo que eu percebo, esse pedido dos povos indígenas deve ser atendido”, disse Chagas.

O Projeto de Lei do Plano Estadual de Educação foi protocolado no dia 24 de junho na ALE-RR, exatamente na data limite para aprovação e sanção do Plano, sem a avaliação do Conselho Estadual de Educação e sem o capítulo voltado para educação indígena. Diante disso, a Assembleia devolveu ao Poder Executivo para que o tramite legal fosse seguido.

Últimas Postagens