00:00:00

Da Tribuna

Deputados pedem a saída da secretária de Educação.


Selma irrita deputados
 
Diante do não comparecimento da secretária de estado da Educação e Desporto, Selma Mulinari, pela segunda vez à sessão da Assembleia Legislativa de Roraima, nesta terça-feira, 18, os deputados Izaias Maia (PRB) e Jorge Everton (PMDB) pediram o afastamento imediato da gestora do cargo.

Na tribuna, Izaias pediu à governadora que atenda as reivindicações da categoria e ressaltou que a cada dia o movimento grevista cresce. “Queremos que a governadora tenha a sensibilidade de pensar: ‘A secretária é minha irmã, mas o povo não quer e está revoltado. Eu vou afastar e colocar uma pessoa que entenda’. Esse cabo de guerra está prejudicando todos”, disse.

Para o deputado Jorge Everton, a ausência da secretária evidenciou desrespeito ao Poder Legislativo e, por isso, chegou a protocolar um requerimento pedindo o afastamento de Mulinari. “Nós estamos cansados de ver promessas não cumpridas. Por que na época da eleição a governadora prometeu aos professores que iria resolver a situação funcional deles? E por que agora chega a cogitar cancelar a lei que garante o plano de cargos e salários?”, questionou.

O líder do governo, deputado Brito Bezerra (PP), esclareceu que a secretária justificou sua ausência alegando que, no mesmo horário ocorreria uma audiência de conciliação promovida pelo Poder Judiciário. “Em momento algum ela se negou a vir. Hoje é uma audiência de conciliação no Tribunal de Justiça, que está sendo finalizada e se faz necessária a presença da secretária. Ela está junto com lideranças indígenas e do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima), pra definir o fim ou não da greve”, justificou.

Contudo, o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (PSDC), afirmou que a audiência conciliatória poderia ter sido realizada pelo Procurador Geral do Estado, não necessitando da presença da secretária e frisou que o plenário da ALE não pode ser desrespeitado. Ele concluiu definindo um novo horário, para que Selma compareça a ALE ainda nesta terça-feira, 18. “Nós continuamos com a convocação da secretária e vamos, de acordo com a liderança do governo, manter uma pauta para que a secretária se apresente hoje, às 17h, à Comissão de Educação, presidida pela deputada Lenir, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade”, definiu o presidente.

Renier ressaltou que independentemente do que for definido na audiência conciliatória, a convocação se justifica já que os assuntos a serem tratados vão além da greve. A liderança do governo confirmou a presença da secretária Selma Mulinari na reunião de Comissão.

Últimas Postagens