00:00:00

Mamaço

Encontro pretende reunir mais de 100 mães nesta terça-feira.


Cem mães doadoras de leite

As mulheres que são mães terão uma manhã especial nesta terça-feira, dia 18. É que será realizado o “Mamaço”, um momento ímpar que marca o encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Roraima.
A programação será desenvolvida no Rede Cidadania, localizado na avenida São Sebastião, a partir das 9 horas. As atividades seguirão até o 12 horas. Deverão participar mais de 100 mulheres que são mães entre doadoras do BLH (Banco de Leite Humano), da Pastoral da Criança e mães indígenas.
Elas irão participar de oficinas de beleza (imagem pessoal), uma ação realizada em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), haverá oferta de serviços de corte de cabelo, maquiagem, manicura e ainda depoimentos de mães, sobre a experiência materna.
A programação inclui a premiação da maior doadora de volume de leite e da doadora mais antiga do Banco de Leite. Durante a manhã será feita também panfletagem sobre aleitamento materno e amamentação, destacando os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, promoção e incentivo do aleitamento.
Conforme a coordenadora do BHL, Silvia Furlin, a iniciativa faz parte do compromisso da gestão de saúde com o processo de fortalecimento do BLH em Roraima. “Desde o início do ano quando montamos o plano de trabalho para 2015, temos tido apoio para desempenhar as ações e executar os projetos. Esse apoio tem sido fundamental para o planejamento e execução das atividades a curto e médio prazo”, esclareceu.
Durante a manhã terá ainda uma apresentação de profissionais da área de Enfermagem que fazem parte do Conselho Regional de Enfermagem, do grupo “Anjos da Enfermagem”. Elas terão direito também a cuidar da saúde, com a oferta de um lanche confeccionado conforme os padrões nutritivos para essa fase da amamentação.
HISTÓRICO 
O Banco de Leite Humano possui atualmente com 56 doadoras. Uma realidade bem diferente da encontrada no início do ano, quando o banco tinha apenas 19 doadoras, e tinha como desafio estimular a inserção de novas mães nessa ação.
As mulheres interessadas em doar podem utilizar dois telefones: o 4009- 4939 e o 0800 7280144. Os dois números funcionam de forma gratuita e o 0800 funciona 24 horas. “O Banco de Leite Humano funciona como um serviço importante de atenção às mães que têm dificuldades de amamentar seus bebês. Além disso, é uma ferramenta importante para assegurar, através da segurança alimentar, a redução da mortalidade infantil”, finalizou Silvia.

Últimas Postagens