00:00:00

Cinema em movimento

Adultos e crianças de Alto Alegre assistem filme em praça pública.


Filmes ao ar livre para o povo

A praça central do município de Alto Alegre se transformou em cinema ao ar livre, na noite desta sexta-feira, 14. Centenas de estudantes, membros da comunidade e autoridades, se reuniram em frente ao telão montado em um caminhão para assistir ao filme Rio 2, uma animação dirigida pelo cineasta brasileiro Carlos Saldanha.

A sessão em praça pública faz parte do projeto Cinema Petrobras em Movimento, uma realização da Petrobras em parceria com a Univirr (Universidade Virtual de Roraima). Há 15 anos levando a sétima arte a comunidades sem salas de cinema, o projeto Cinema Petrobras em Movimento foi implantado em Roraima este mês e já atendeu quatro escolas da Capital.

Conforme a reitora da Univirr, Júlia América Vieira Campos, o objetivo é proporcionar lazer, cultura e educação a comunidades sem oportunidade de ter acesso a salas de cinema comerciais.

“Nosso objetivo é alcançar mais escolas na Capital e chegar a todos os municípios do Estado, levando o Cinema em Movimento. Esta é uma importante parceria da Univirr e da Petrobras, que visa fortalecer a educação por meio da sétima arte”, explicou a reitora.

Para a estudante da escola estadual Sadoc Pereira, no município de Alto Alegre, Romilla da silva Costa, de 11 anos, esta é uma grande oportunidade de acesso ao cinema, uma vez que o município não conta com nenhuma sala de cinema pública ou comercial. “É uma importante iniciativa, pois temos colegas aqui que nunca foram ao cinema. Isso sem falar nos nossos pais, que por questões financeiras, têm dificuldades até mesmo de ir a Boa Vista, imagine de ir ao cinema”, relatou.

Valbert Gomes Farias, 13 anos, outro aluno da escola Sadoc Pereira, estava eufórico ao ter uma sessão de cinema em sua cidade. “Eu já fui ao cinema em Boa Vista, mas ter sessão aqui em Alto Alegre é o máximo, pois podemos compartilhar essa alegria com nossos amigos e familiares”, disse.

Rhanna Costa, 14 anos, também estudante da escola Sadoc Pereira, parabenizou a iniciativa da Univirr, em trazer uma sessão de cinema para o município. Ela pediu que o telão seja levado outras vezes ao seu município, para que a comunidade de Alto Alegre tenha oportunidade de inclusão social, no que diz respeito a cultura e a arte do cinema.

O PROJETO 

Essa ação, abrange os 26 Estados da federação, trabalhando de forma contínua a democratização do acesso ao cinema nacional, formando plateias para os produtos audiovisuais brasileiros e revigorando a carreira dos filmes por meio de sessões gratuitas. Reconhece ainda o audiovisual nacional como ferramenta para educação e a transformação social, estimulando o fortalecimento de identidades brasileiras e fomentando debates em torno de temáticas de interesse nacional abordadas nos filmes.

Em todo o país, o projeto já realizou mais de 17 mil sessões gratuitas em 1.181 municípios, atingindo mais de dois milhões de espectadores.

Últimas Postagens