00:00:00

Segurança Alimentar

Conferência vai definir ações de Governo em Roraima sobre alimentação.


Ações para melhorar setor

A 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Roraima foi aberta na noite desta quarta-feira, dia 12, em solenidade no auditório do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, com a presença da presidente nacional do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), Maria Emília Pacheco, a representante nacional da Caisan (Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional), Juliane Perine, e a secretária estadual do Trabalho e Bem Estar Social e presidente da Caisan-RR, Emília Campos dos Santos.
Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: Por direitos e soberania alimentar”, a conferência visa ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, na Política e no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
O evento, realizado pelo Governo do Estado e Consea-RR (Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Roraima), se estende até sexta-feira, dia 14, e tem como meta definir as diretrizes para a ação do Executivo Estadual para o período de 2016 a 2019, que estarão previstas no PPA (Plano Plurianual), que está em construção.
Para a secretária estadual de Trabalho e Bem Estar Social e presidente da Caisan-RR, Emília Campos dos Santos, a realização da Conferência Estadual é de fundamental importância para o Estado, pois trata-se de momento em que se debate um tema tão importante e universal, que é a segurança alimentar e nutricional, tema este que precisa ser debatido, construído junto com a sociedade civil e as representações das mais diversas entidades e também do Governo.
“Esse é um momento de diálogo, de debates, de apresentação de ideias. E o Governo de Roraima participará de forma intensa dessas atividades. Destacamos ainda o trabalho que já em sendo realizado por meio da Caisan-RR, que faz parte da Setrabes, e que reuni diversos órgãos governamentais e não governamentais, que tratam da articulação e implementação de ações voltadas para garantir uma alimentação saudável, de forma sustentável da nossa população”, explicou.
A presidente nacional do Consea, Maria Emília Pacheco, informou que as propostas e análises formuladas na conferência estadual, farão parte de um documento síntese que vai para a conferência nacional, por isso, a importante da participação de todos os atores do contexto da segurança alimentar e nutricional do Estado.
Outro ponto destacado por Emília Pacheco foi o lema da conferência, que quer chamar a atenção da sociedade e dos governos para a importância de considerar a necessidade de se continuar na luta de ver o Brasil livre da fome, uma vez que já saiu do mapa da fome, mas ainda há insegurança alimentar grave no país, principalmente entre os povos indígenas, comunidades tradicionais, populações negras. “E lamentavelmente, o índice maior de insegurança alimentar grave no Brasil é na Amazônia e nós precisamos superar esses índices e ao mesmo tempo caminharmos para uma alimentação adequada e saudável”, afirmou.
Para Maria de Lourdes da Silva, representante da Pastoral da Criança, a oportunidade de participar da conferência estadual de Segurança Alimentar e Nutricional é de suma importância, uma vez que a Pastoral já realiza um intenso trabalho voltado para esta área. “É importante termos oportunidade de debater o tema ‘alimentação’ e poder elaborar propostas que venha somar para a construção de um estado livre da fome”, afirmou.
O superintendente substituto da Superintendência da Pesca em Roraima, Luis Teixeira, destacou que Roraima ainda é um estado pequeno e tem grandes chances de ter uma segurança alimentar e nutricional equilibrada. “E nós da Superintendência da Pesca estamos atuando de forma sistemática para oferecer condições de produção de alimento para as comunidades vulneráveis de Roraima”, enfatizou.
A programação da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional segue nesta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14. Confira a programação desses dois dias:

PROGRAMAÇÃO:

2º Dia – Quinta-feira

8h00 - Momento Cultural - Repente “Segurança Alimentar” - Lídia Vasconcelos (Voz e violão)
8h20 - Apresentação do Eixo 1- Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar.
8h20 – Depoimentos dos seguimentos (Eixo 1) – Povos indígenas, ribeirinhos/extrativistas e produtor rural
8h35 - Mesa – composição e pronunciamento (Consea/RR - Darlene Leitão, Caisan/RR - Emília Santos, Consea Nacional - Maria Emília Pacheco, Caisan Nacional - Juliane Perine, e Seapa - Hiperion Oliveira)
9h35 - Considerações - Plenária
10h00 - Fuit Break – sucos e frutas
10h15 - Trabalho em Grupo
Grupo de Trabalho - GT1 - O que a sociedade considera que seja comida de verdade no campo e na cidade?
Grupo de Trabalho - GT2 - Quais os principais fatores que facilitam a produção, disponibilidade e o acesso à comida de verdade em âmbito estadual?
Grupo de Trabalho - GT3 - Quais os principais desafios/obstáculos para a produção, disponibilidade e o acesso à comida de verdade em âmbito estadual?
12h00 - Almoço
13h45 - Vídeo Documentário “Josué de Castro”
14h10 - Apresentação dos Eixos 2 - Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; 3 Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Mesa – Falas (Consea Roraima - Darlene Leitão, Caisan Roraima – Emília Santos, Caisan Nacional - Juliane Perine)
15h00 - Considerações – Plenária
15h10 - Trabalho em Grupo
Grupo de Trabalho - GT1 - Promoção e ampliação da participação e controle social na Politica de Segurança Alimentar e Nutricional em Roraima.
Grupo de Trabalho - GT2 - Desafios na elaboração e implementação do 1º Plano de Segurança Alimentar e Nutricional de Roraima.
Grupo de Trabalho - GT3 - Desafios e responsabilidades /compromissos na relação Estado-Sociedade para avançar no aperfeiçoamento e consolidação do Sisan em Roraima.
16h40 - Fruit Break - sucos e frutas
16h55 - Finalização dos Trabalhos em Grupo
17h45 - Apresentação Cultural
18h00 - Encerramento dos Trabalhos – Informes aos (as) delegados (as).
18h15 - Atividades Integradoras
Exibição do Filme Muito Além do Peso ou alusivo ao Lema da IV Cesan

3º Dia – Sexta-feira
8h15 -    Momento Cultural - Asuaer e Companhia Kayode (Espaço – Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas de Roraima)
8h30 - SUB - PLENÁRIAS
Sub - Plenária - Eixo 1 - Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e a soberania alimentar.
Sub - Plenária - Eixos: II Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; III Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
10h25 - Fuit Break – sucos e frutas
10h40 - Finalização das Sub - Plenárias
12h00 - Almoço
14h00 - Momento Cultural – Dança Cigana (Comunidade Tradicional Cigana de Roraima)
14h30 - Plenária Final – Leitura e destaque da Carta da IV Cesan
16h15 - Fruit Break - sucos e frutas
16h30 - Aprovação da Carta Declaratória da IV Cesan
16h30 - Leitura e aprovação das Moções
17h45 - Eleição de Delegados (as) para 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (de acordo com decreto de convocação da 4ª Cesan).
18h15 - Apresentação da Delegação de Roraima para 5ª CNSAN.
18h35 - Agradecimentos
18h45 – Encerramento

Últimas Postagens