00:00:00

Cooperação mútua

Secretaria do Índio e Cooperativas acordam para beneficiar indígenas.


  Benefícios para indígenas

O secretário estadual do Índio, Ozélio Macuxi, e o presidente do Sindicato e da OCB/RR (Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Roraima), Sílvio de Carvalho, assinaram um Acordo de Cooperação Mútua, com a finalidade de disseminar a cultura do cooperativismo nas comunidades indígenas. O pacto terá duração de um ano e será executado conforme as demandas apresentadas pelos grupos de produção à SEI (Secretaria Estadual do Índio).

Segundo Ozélio Macuxi, a SEI está apoiando a criação de grupos de produção, a fim de estimular a atividade econômica nas comunidades indígenas e para ele, essa parceria com a OCB é fundamental para as cooperativas já existentes e para as que forem instituídas nos próximos anos. “Estamos em processo de triagem, para descobrir a vocação das comunidades. Os produtores estão se organizando e, com as informações necessárias, vão decidir avançar ou não na legalização de cooperativas”, disse.

Conforme o presidente da OCB-RR, o acordo prevê a realização de cursos, de treinamentos e de oficinas de formação profissional, além de palestras de cunho educativo e social, apoio logístico durante a realização dos eventos e emissão de certificados aos participantes.

“Essa demanda é nova pra nós. Percebemos a vontade das comunidades indígenas de se organizar em sociedades cooperativistas e, como a OCB é a responsável por repassar informações necessárias para criação e por fazer o registro quando a cooperativa é fundada, estamos firmando esse acordo”, disse Sílvio de Carvalho. 

Segundo ele, após a conclusão do processo de criação de cooperativas, com a instituição do registro, a OCB, por meio do Sescoop (Serviço Nacional da Aprendizagem do Cooperativismo), oferece cursos e treinamentos sobre cooperativismo básico, cooperativismo avançado, contabilidade, entre outros temas pertinentes ao desenvolvimento das atividades na gestão das organizações.

Entre os cursos ofertados atualmente pelo sistema OCB-RR-Sescoop está o de MBA (Master Business Administration), pós-graduação em cooperativismo, com duração de 360 horas, feita por meio de parceria com a UFRR (Universidade Federal de Roraima). 

A superintendente do Sistema OCB-Sescoop, Jucélia Rodrigues, destaca que o trabalho da OCB consistirá, sobretudo, em fomentar o desenvolvimento de três cooperativas indígenas já formalizadas e avaliar a possibilidade de criação de novos grupos, enfatizando a sustentabilidade da atividade finalística, para garantir a sobrevivência das cooperativas.

“Queremos informar e formar com critérios. Novos empreendimentos devem surgir se houver sustentabilidade de gestão. É necessário saber como a cooperativa deve ser gerida e entender o que ela pode trazer de bom para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade”, frisou Jucélia Rodrigues. 

Últimas Postagens