00:00:00

João de Barro

UFRR E SEJUC na inclusão social de reeducandos


Nesta sexta-feira 31, a Universidade Federal de Roraima e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) assinaram o Termo de Cooperação Técnica que dá continuidade ao programa João de Barro. Executado pela Prefeitura Universitária, a iniciativa oportuniza a ressocialização de reeducandos dos regimes aberto e semi-aberto do sistema penitenciário por meio da execução de trabalhos diversos na UFRR.
 
Nesta fase, com início previsto para o início da próxima semana, serão beneficiados 20 reeducandos, cinco mulheres e 15 homens dos regimes semiaberto, aberto e prisão domiciliar. Os selecionados desenvolverão as atividades nas áreas de infraestrutura, serviços gerais, manutenção em equipamentos, construção civil, portaria e na área administrativa. A seleção dos reeducandos será de responsabilidade do Departamento de Justiça e Cidadania da Sejuc.
 
O convênio também oferece, por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão, cursos de capacitação, palestras e treinamentos em áreas específicas e operacionais. Com o trabalho, as famílias dos reeducandos recebem uma bolsa mensal de R$650 e a redução da pena.
 
“Queremos, a cada ano, ampliar o alcance desta iniciativa, beneficiar mais reeducandos. Seria excelente que todas as universidades federais do país adotassem esta ideia”, avalia o secretário de Justiça e Cidadania, Josué Filho.
 
A reitora da UFRR, professora Gioconda Martinez ressaltou que não é apenas trabalho que o projeto possibilita aos reeducandos, é a oportunidade concreta de inserção no mercado de trabalho ao término do cumprimento da pena. “Temos exemplos de reeducandos que, durante o projeto, aprenderam uma nova profissão que passaram a desempenhar posteriormente”, comentou a reitora.

Últimas Postagens