00:00:00

Meio Ambiente

Produtores pedem a Jucá que Parque Nacional do Lavrado não seja demarcado.


Produtor não quer parque do lavrado

O senador Romero Jucá (PMDB)  recebeu nesta sexta-feira (31) os principais produtores de Roraima, que estão localizados nas Serras da Lua e Tucano, regiões pretendidas pelo Governo Federal, para que sejam transformadas em Parque Nacional do Lavrado. O senador reafirmou o compromisso em continuar defendendo o setor produtivo e que não aceita a proposta de criação de nossas reservas no município do Bonfim, proposto pelo Instituto Chico Mendes - ICMBio. 

“É importante preservar o lavrado de Roraima, mas já marcamos nossa posição forte que não vamos aceitar a demarcação de uma nova  reserva  em área produtiva. Se tiver que ser feita, que aconteça a sobreposição de áreas indígenas, porque nós temos milhares de hectares tanto na área indígena Raposa Serra do Sol quanto na área de São Marcos que estão sendo preservados”, disse o senador. 

Para o produtor de soja da região, Alcione Nicoletti,  foi importante se reunir com o senador Romero Jucá para demonstrar que a categoria está unida e organizada, mas ao mesmo tempo insegura. “Estamos temerosos com essa proposta da reserva do lavrado porque vai atingir o setor produtivo. Queremos continuar gerando empregos e renda para a região e  não podemos permitir novas demarcações”, destacou Nicoletti. 

Segundo a prefeita do Bonfim,  Lisete Spies, o setor produtivo gera a maior receita para a cidade. “Hoje  abrigamos grandes produtores de soja e arroz que correm o risco de perder suas terras e causar grandes prejuízos e afastar a vinda de novos empreendedores”, afirmou Lisete. 

Últimas Postagens