00:00:00

Plano Plurianual

Suely Campos abre fórum para discutir desenvolvimento de Roraima.


Desenvolvimento de RR em pauta
 

“O desenvolvimento se faz por meio das pessoas”. A declaração da governadora Suely Campos sintetizou a proposta da etapa final do programa Planejando com o Povo, que é envolver a sociedade civil organizada na elaboração das propostas e frentes de trabalho do Governo do Estado para o período de 2016 a 2019. A abertura do evento reuniu 1.200 pessoas no auditório do CAF (Centro Amazônico de Fronteiras), da UFRR (Universidade Federal de Roraima).

O Fórum de Desenvolvimento Sustentável é coordenado pela Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento) e já percorreu os municípios de Iracema, São João da Baliza, Bonfim e Uiramutã. Os trabalhos se estendem até o dia 31, finalizando com os resultados das 11 câmaras temáticas discutidas nos dois dias do evento.

Na abertura, a pró-reitora de Graduação da UFRR, Rosangela Duarte, que no ato representou a reitora Gioconda Martinez, destacou que não tem como pensar no desenvolvimento se não houver a participação de todos os protagonistas da sociedade. “A palavra chave é planejamento e por meio dele, alcançamos o sucesso”, disse, ao enfatizar a importância do trabalho coletivo e colaborativo.

Nesse sentido, participam do Planejando com o Povo representantes de associações, conselhos, comissões, sindicatos, federações e órgãos públicos (municipal, estadual e federal).

A governadora Suely Campos destacou que esse é o momento de planejar o que se quer para o estado.  “Minha prioridade é fazer o melhor governo que Roraima já teve, com a ajuda do povo. Por isso estamos aqui planejando e contribuindo para o crescimento do nosso estado. O desenvolvimento sustentável é resultado de trabalho, disciplina e abnegação de todos. A prosperidade é fruto dos esforços coordenados, inteligentes e bem orientados”, enfatizou.

Suely Campos aposta no melhor planejamento plurianual, por contar diretamente com a participação da sociedade civil organizada. Conforme ela, todos os segmentos serão contemplados e a meta do Governo é avançar na Educação, com melhoramento dos indicadores educacionais, no setor produtivo, com o fortalecimento da pecuária, na saúde pública, com ampliação e construção de hospitais. “A segurança pública, um dos grandes desafios para os próximos quatro anos, terá atenção especial do nosso Governo. Precisamos melhorar nossos presídios, para que se tornem um ambiente de socialização”, reforçou.

Suely destacou os avanços do governo com objetivo de promover o desenvolvimento econômico do estado, inicialmente com a regularização fundiária e captação de parcerias, além do incentivo ao empreendedorismo.

O PLANO 

O resultado desse Fórum será materializado no Plano Plurianual (2016-2019), que é um instrumento de planejamento de maior alcance temporal no estabelecimento das prioridades e direcionamento das ações do governo estadual. Dessa forma, o Executivo tem até o dia 30 de setembro para enviar para apreciação e votação da Assembleia Legislativa e depois sancionado pela governadora.

PROGRAMAÇÃO – No dia 30, a partir das 8 horas, no Cadecon (Centro de Ciências Administrativas e Econômicas), no Bloco II da UFRR, as discussões do Planejando com o Povo serão retomadas com a apresentação da metodologia de trabalho e formação de grupos. Já no dia 31, durante toda a manhã (das 8h às 12 horas), os participantes iniciam as apresentações de cada câmara temática.

Últimas Postagens