00:00:00

Dia dos Pais

Produtos artesanais regionais são opções de presente para pais.


Artesanato para os pais

O Dia dos Pais está chegando, quando é inevitável aquela dúvida: qual o melhor presente para homenagear essa pessoa tão especial? Para quem ainda aguarda sugestões, uma dica são as opções de presente da loja de artesanato regional, localizada no prédio da Setrabes (Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social).

São 5.000 itens produzidos por artesãos da Capital e Interior do estado, com variadas opções que atendem a diferentes perfis. Se o futebol for uma paixão de seu pai, que tal uma caneca personalizada ou um cofre de cerâmica com o time de coração? Já se ele valoriza os símbolos regionais, há variadas opções em artesanatos produzidos com MDF, dentre eles, porta-retratos ou porta-chaves com motivos animais, barcos em madeira, nos quais são reproduzidos delicadamente cada detalhe das embarcações. Há ainda cintos em couro, caixas em MDF, garrafas decorativas e outras opções que irão agradar os mais variados perfis de pais.

“Com certeza as datas especiais, como Dia dos Pais, além dos eventos que participamos, como o Arraial Macuxi, são importantes para alavancar a venda dos produtos e a visibilidade do nosso artesanato regional”, explica a assistente de coordenação do Programa de Artesanato de Roraima, Ávila Aguiar.

LOJA – Aberta no mês de abril, a Loja dispõe de objetos variados produzidos pelos artesãos do estado, que atendem a diferentes públicos. São desde itens em crochê, ponto-cruz, bonecas de pano e de lã, diversidade de produtos em EVA, como flores, personagens infantis e noivinhos para bolos, além de MDF, com opções em caixas, jogos americanos, porta-chaves, porta-retratos, e outros.

Segundo Ávila, a procura por artesãos é crescente, assim como a quantidade de itens, motivado, por exemplo, pelo sucesso em eventos como o Arraial Macuxi, ocasião em que a loja montada nos dez dias de evento no Parque Anauá vendeu em torno de R$ 17 mil.

Hoje são mais de 100 artesãos cadastrados e um deles é Edson Lázaro Reis Thomé, que divide seu tempo no trabalho como funcionário público e como artesão. Ele se especializou em produtos feitos de madeira, por exemplo, os porta-chaves com temas de animais, como borboleta, arara e tucano. “Depois que comecei a deixar meus produtos na Loja, as vendas melhoraram muito, especialmente durante o Arraial Macuxi. Teremos outros eventos até final do ano, então a expectativa é de que melhore ainda mais”, ressalta.

NOVAS LOJAS 

Além dos eventos, os artesãos têm mais motivos para acreditar que as vendas aumentem – estão previstas até o final do ano a inauguração de mais duas lojas: uma na Rodoviária e outra em um shopping, localizado no bairro Caçari.

INTERIOR 

E com objetivo de captar novos artesãos para aderirem ao Programa, a coordenadora do Programa de Artesanato de Roraima, Jóia Freire, vai visitar os municípios do Interior durante o mês de agosto. Nas visitas, ela se reunirá com os artesãos locais, apresentando a proposta do Programa e como os artesãos podem se cadastrar e disponibilizar os trabalhos na loja. “Além disso, para aqueles artesãos que precisarem, iremos disponibilizar o transporte dos produtos até Boa Vista”, explica a assistente de coordenação do Programa de Artesanato de Roraima, Ávila Aguiar.

CADASTRO 

Para se cadastrar ao Programa, o artesão deve se dirigir à Sala 24, na Setrabes, levando a carteira de identidade, e efetuar o cadastro. Dessa forma, o profissional deixa os produtos e, quando vendidos, 95% do lucro é repassado ao artesão e 5% é revertido ao Programa de Artesanato de Roraima. A loja funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 2121-2645 ou 2121-2613.

Últimas Postagens