00:00:00

Parlamento Amazônico

RR sedia 1ª reunião no dia 20 de agosto


Representantes do Parlamento Amazônico definiram na tarde desta segunda-feira, 27, a programação da 1ª Reunião do Parlamento – 2015. O evento será sediado pela Assembleia Legislativa de Roraima e deve ocorrer no dia 20 de agosto deste ano. A entidade congrega nove estados da Amazônia Legal.

A programação foi definida entre o vice-presidente da ALE-RR, que também ocupa uma das vice-presidências do Parlamento, deputado Coronel Chagas (PRTB), e o coordenador do Parlamento Amazônico, Flávio Ricardo Castro, do Amazonas.

Foi confirmado a presença do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), ex-senador por Manaus, João Pedro Gonçalves da Costa; do jornalista Lorenzo Carrasco, grande estudioso das causas amazônicas; e do presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Sandro Locutor.

A solenidade de abertura ocorrerá às 9h no plenário principal da casa.  Em seguida, às 10h acontece a primeira palestra com o jornalista Lorenzo Carrasco, que vai falar sobre questões inerentes à demarcação de terras indígenas, criações de parques nacionais e as atuações das Organizações Não-Governamentais (ONGs), junto às questões indígenas e ambientais.

Meia hora depois a palestra será ministrada pelo presidente da Funai para falar sobre a atuação da Fundação.

Com o término das palestras, devem ocorrer debates com conhecedores e estudiosos do tema, que vão compor a mesa. Os nomes ainda não foram definidos.

Após os debates será feita pausa para o almoço e o evento retomará às 14h30, com a terceira palestra do dia, ministrada pelo presidente da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Djalma Melo, sobre a Integração da Amazônia e assuntos de interesses produtivos da classe comercial e industrial.

A quarta e última palestra ficará por conta dos representantes da Aviação Civil do Brasil. A pauta é a escassez de voos para municípios do interior. Serão convidados também representantes das empresas e agências áreas de turismo para falar sobre os problemas enfrentados e formas de buscar soluções.

Assim como nas primeiras palestras, ocorrerão debates entre a mesa, igualmente a ser definida. O público também poderá fazer questionamentos, deve apenas antes do evento preencher uma ficha. “Nossa expectativa é a presença maciça de parlamentares de outros estados e da população em geral. O dever do parlamento é cobrar, exigir e fazer pressão aonde deve ocorrer. Especificamente sobre Roraima, será tratado sobre o fechamento da BR-174 durante 12 horas por dia e outros temas de interesse da classe produtora de Roraima, principalmente da agroindústria”, destacou Chagas .

PARLAMENTO 

O Parlamento Amazônico é um fórum de debates permanente da Unale, com objetivo de deliberar sobre questões importantes para a região, como o meio-ambiente, sustentabilidade, conservação, educação ambiental, populações locais, uso dos recursos regionais, etc.

O Parlamento congrega os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e é composto por mais de 240 parlamentares.

Durante a última reunião da Unale, em Vitória (ES), foi reconduzido o deputado pelo Amazonas, Sinésio Campos, na presidência; e na vice-presidência ficaram os deputados Coronel Chagas (PRTB), seguido por Leonardo Moraes (RO), Hemetério Weba (MA) e Olyntho Neto (TO). Na Tesouraria, Gabriel Picanço (PRB) foi reeleito, e como membros do Conselho Fiscal foram eleitos Aurelina Medeiros (PSDB), Lenir Rodrigues (PPS) e Jorge Everton (PMDB).

 

Últimas Postagens