00:00:00

Saúde do Povo

Caravana da Saúde atende moradores de Mucajaí.


Saúde atende ao povo

A população de Mucajaí, município localizado ao longo do sentido sul da BR-174, Centro-Oeste do estado, recebeu nesta sexta-feira, dia 24, a caravana do programa Saúde do Povo. A ação é iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), que tem a intenção de levar serviços especializados para todos os municípios do Interior do estado.

Ao todo sete médicos, nas especialidades de Cardiologia, Ginecologia, Clínica Geral, Pediatria e Urologia atenderam a população no Hospital Estadual Vereador José Guedes Catão.  O secretário adjunto de Saúde, Paulo Linhares, destacou a importância da ação.

“Estamos trazendo estes profissionais ao Interior do estado, pois sabemos que a essa parte da população é desassistida de especialidades. Desta maneira não será necessário se deslocar até Boa Vista para uma simples consulta, o que acabará contribuindo para a redução da demanda no Hospital Coronel Mota”, declarou.

Além do atendimento médico a população também contou com exames laboratoriais e Raio-X. “Todos os procedimentos foram realizados na unidade de saúde local. O material coletado é levado para análise em Boa Vista e depois de uma semana são entregues”, detalhou.

Os médicos que atenderam a população durante a caravana contaram com uma equipe de apoio formada por cerca de 30 profissionais entre técnicos de Enfermagem, enfermeiros, pessoal administrativo, farmacêutico e vacinadores. “Esses profissionais atuam em Boa Vista. Toda sexta-feira eles são levados por nossas viaturas ao município, onde serão realizados os atendimentos”, informou Linhares.

Ele destacou que a ação se tornará fixa. Quando a caravana passar pelos 14 municípios, o primeiro será visitado novamente. Já foram beneficiados os moradores de Normandia, Bonfim, Caracaraí e da região do Baixo Rio Branco. Na próxima sexta-feira, dia 31, será visitado o município de Iracema. “Já que a ação será fixa, uma das vantagens para os pacientes é a possibilidade de retorno das consultas sem a necessidade de deslocamento até Boa Vista”, disse.

A dermatologista Luíza Costa avaliou a ação de forma positiva. “Acredito que esta é uma excelente iniciativa. Com a caravana, a população do Interior não precisa mais se deslocar até a Capital para fazer um exame ou se consultar com um especialista, pois a partir de agora eles têm esse conforto a disposição e próximo de suas residências”, declarou.

Para o urologista André Faria é de suma importância que o cidadão onde quer que esteja tenha acesso à Saúde. “A caravana é uma ótima oportunidade para a população do Interior se consultar com médicos especialistas e verificar se está tudo certo com saúde ou até mesmo tratar alguma doença, já que existe a possibilidade de retorno, já que a ação será fixa”, disse.

A professora Denise Favacho destacou a importância da caravana da Saúde do Povo. “Eu vim me consultar com o cardiologista, pois sofro de hipertensão e preciso de constante avaliação. Gostei da iniciativa do Governo, pois agora não preciso mais me deslocar para Boa Vista apenas para uma consulta”, comentou.

A dona de casa Maria Josefa Faquiere aprovou a ação, pois não tem condições de se deslocar para Boa Vista. “Quando soube que médicos especialistas estariam aqui fiquei feliz. Espero que essa ação continue, pois precisamos muito disso”, declarou.

Últimas Postagens