00:00:00

Parlamento Jovem

Roraima terá jovem representante no Congresso Nacional.


João Henrique é indicado 
 

Quatro estudantes roraimenses tiveram projetos pré-selecionados para representar o Estado durante a 11ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro, em setembro deste ano, em Brasília (DF). Entre os alunos locais, somente um será escolhido para defender a ideia na Câmara dos Deputados. Eles fazem parte do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Roraima, por intermédio da Escola do Legislativo (Escolegis).
Durante uma semana, o aluno vivenciará a vida de um deputado Federal. Assim como na Estadual, os parlamentares jovens apresentarão os projetos aos deputados, passarão por capacitações, bom como escolherão a mesa diretora para legislatura de cinco dias.
Para participar do Parlamento Jovem Brasileiro foram apresentados 11 projetos de estudantes de Roraima, sendo 10 deles de parlamentares jovens. Os pré-selecionados para semifinal foram: Gabriel Soares, do Partido do Meio Ambiente; João Henrique Fontinele, Partido da Segurança; Julimar Freitas de Oliveira, Partido da Infraestrutura; e Leandra Maria Oliveira, Partido da Educação. O resultado final da seleção será publicado pela equipe da Câmara dos Deputados no dia 13 de agosto.
Em reunião nesta quarta-feira, 15, com representante da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), a deputada estadual Ângela Águida Portella (PSC), presidente da Escolegis, disse estar satisfeita com a participação dos integrantes do Parlamento Jovem no programa nacional. “É muito bom ver que nossos jovens estão mais empenhados em participar, em mostrar os projetos desenvolvidos por eles próprios e aprimorados aqui na Escolegis durante a capacitação”, explicou.
Ângela ressaltou que o deputado jovem selecionado chegará a Brasília com conhecimento básico sobre uma legislatura e se aprimorará mais com as informações obtidas naquela cidade. “Tenho a sensação de dever cumprido. Abrimos as portas do Parlamento Jovem de forma acolhedora, eles interagiram com os deputados, com os servidores e viveram o dia a dia de um parlamento”, disse.
Entre os semifinalistas está João Henrique, aluno do 2º ano do Ensino Médio na escola Estadual Vitória Mota Cruz, zona Oeste de Boa Vista. Com projeto voltado para segurança em âmbito escolar, o deputado jovem está ansioso e com muita expectativa em ter o projeto apoiado. “É um fruto colhido e vou lutar por ele. Fazemos isso para querer mudar nossa sociedade”, completou.
A coordenadora Estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, Francisca de Assis Teixeira, explicou que todas as escolas, públicas e privadas, foram contatas para escolha dos projetos. “Uma equipe técnica da Secretaria de Educação foi às escolas e os alunos interessados enviaram os projetos pra gente (sic)”.
Os pré-selecionados foram convocados para orientações e adequações para o reenvio do material até sexta-feira, 17. “Um dos critérios é apresentar um texto argumentativo e outro dissertativo. Falei com eles para enviarmos até quinta-feira, antes do final do prazo”, lembrou. A esperança é de que o projeto selecionado seja acolhido por algum deputado federal para sair do papel e ir para prática. “É bom que os deputados fiquem de olhos nos parlamentares jovens, pois eles têm projetos inovadores. É a comunidade mostrando a eles a realidade e necessidade da região”, enfatizou.

NACIONAL 

O Parlamento Jovem Brasileiro foi criado em 2014 e, segundo informações da Câmara dos Deputados, atendeu a 846 jovens de todo Território Nacional onde tiveram a oportunidades de conhecer a rotina de um deputado Federal, bom como participar dos trâmites, das medidas e das normas do parlamento.
 

Últimas Postagens