00:00:00

No Bonfim

Governo identifica área de produção para apoio técnico da SEI.


Área de produção indígena

Uma equipe técnica da SEI (Secretaria Estadual do Índio), liderada pelo titular da pasta, o secretário Ozélio Messias Isidório, mais conhecido como Ozélio Macuxi, visitou nesta terça-feira, dia 14, área de produção agrícola na Terra Indígena Jabuti, no município de Bonfim. Segundo ele, este é o início do trabalho de identificação dos produtores indígenas, a fim de que a SEI possa organizar um cronograma de visitação para oferecimento de apoio técnico.

Morando na área há cinco anos, o agricultor Elmo da Silva trabalha numa extensão de oito hectares com o cultivo de maracujá, melancia, mandioca e macaxeira. Ele iniciou os trabalhos no campo fazendo plantio consorciado de mandioca e milho, com assessoria técnica da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e desde então não parou de investir na agricultura.

Com produção expressiva de maracujá e de melancia, Elmo da Silva tornou-se gerador de empregos na comunidade em que vive. Na última semana, conseguiu colher de sua lavoura uma média de 260 quilos de maracujá. Ele produz a polpa da fruta e vende para o mercado de Boa Vista. Já a melancia, além de abastecer o mercado da Capital, também é vendida para o Amazonas.

Mesmo com o sucesso constatado ao longo dos últimos anos, o agricultor sente falta de apoio especializado. “Às vezes, a planta apresenta algum problema e tenho que colher, colocar numa garrafa e levar pra cidade pra um técnico avaliar. Havendo o acompanhamento, a situação melhora. Hoje mesmo, com a visita do secretário, já descobri que estava fazendo alguns procedimentos errados na minha plantação”, disse.

Segundo Ozélio Macuxi, o trabalho de identificação de produtores continua e, com o levantamento final em mãos, a SEI vai definir a periodicidade das visitações, a fim de auxiliar os agricultores indígenas com suporte técnico especializado. 

 

Últimas Postagens