00:00:00

Água Potável

Governo revitaliza e constrói poços artesianos em Rorainópolis.


Sul ganha novos postos
 
Para solucionar o problema de constante falta de água no município de Rorainópolis, o Governo do Estado, por meio da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), construiu três poços artesianos, dois na sede do município, sendo um já em funcionamento, o outro deve ser concluído esta segunda-feira, dia 13, e um na comunidade de Martins Pereira, além de revitalizar três poços antigos.

A governadora Suely Campos visitou o município nesse fim de semana, fazendo vistoria no Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto e em algumas escolas, e disse que o Governo do Estado vem atuando em diversas ações para solucionar problemas encontrados na gestão dela. “Em Rorainópolis temos poços artesianos que foram revitalizados e outros construídos e, com isso, estamos equacionando o problema de água potável para os moradores do município”, disse.

O diretor-presidente da Caer, Danque Esbell, ressaltou o crescimento do município e a necessidade de corrigir o déficit de abastecimento. “Encontramos uma empresa com muitas dificuldades de abastecimento, com material sucateado, mas essa semana que passou intensificamos os trabalhos na cidade. Revitalizamos e construímos novos  poços, trocamos  transformador da captação de água e estamos trabalhando firmemente para equilibrar o abastecimento no município”, relatou.

Danque disse que o Governo tem o compromisso com o povo, não só de Rorainópolis, mas de Roraima. “A governadora Suely Campos determinou que todas essas ações  devem ser intensificadas, e, é o que temos feito, trabalhado diuturnamente para minimizar o problema de água para o nosso povo”, garantiu.

Conforme ele, o abastecimento está normalizado, mas como Rorainópolis está crescendo bastante e existem áreas que ainda não foram atendidas com o abastecimento, o trabalho continua. “Ainda temos que fazer extensão de rede em bairros, que não foram contemplados”, informou, lamentando a greve da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), que já dura quase dois meses. “Não estamos conseguindo chegar com os nossos equipamentos e, tivemos problema com uma máquina que passou e arrastou 150 metros de cabos, que atrasou o nosso trabalho”, explicou.

O gerente da Caer em Rorainópolis, Raimundo Falcão, explicou que os problemas não se agravaram agora. “São problemas antigos, fruto de descaso da administração passada, de um sistema totalmente ultrapassado e antigo. E tivemos esses problemas por conta de bombas que queimaram. Esse poço vai resolver a situação de abastecimento, principalmente, em dois bairros grandes que são o Novo Horizonte e o Parque das Orquídeas, com água de qualidade e 24 horas”, garantiu, destacando que o poço tem 110 metros de profundidade e joga por hora 20 mil litros de água.

Ele explicou ainda que os poços artesianos são alternativas para manter, tanto a rede de água, quanto a torneira com pressão, com água forte. “O terceiro poço está sendo finalizado nessa segunda-feira, no bairro Pantanal”, informou, destacando que além da troca de novos equipamentos, que são bombas mais potentes, eles são totalmente novos. “Não estamos remendando, estamos resolvendo definitivamente a situação”.

O taxista Alcimar da Silva Souza mora bem próximo de um dos poços que foi revitalizado.  “Passamos uma semana com problemas, mas o faz dois dias que o pessoal da Caer esteve aqui e resolveu o problema estamos com o abastecimento normalizado”, relatou.

A professora, Josicléia Paulo, comemorou resolução da falta de água na cidade. “As bombas antigas foram trocadas, coisa que a gestão passada não fez. Percebemos que estão empenhados em resolver e essa semana, vimos a melhora com a regularização e a estabilidade do abastecimento de água”, comentou, ressaltando que em pouco tempo da atual gestão, já é possível ver o trabalho que está sendo feito, “a gente vê a satisfação da população quanto a isso”.

Para a moradora de Martins Pereira, Maria de Lourdes, a construção de um poço artesiano na Vila, com 150 metros de profundidade foi em boa hora porque os moradores já vinham sofrendo com a falta de água há muito tempo. “Não é fácil ficar sem água em um lugar desses, porque não tem socorro, então é uma grande satisfação para nós moradores termos essa água agora 24 horas”, comentou.

Últimas Postagens