00:00:00

Reforma Política

Comissão do Senado aprova projeto de Jucá que cria cota para mulheres.


Cota para mulheres em eleição 
 
Brasília - A Comissão Especial da Reforma Política do Senado,  aprovou nesta quarta-feira, ( 8 ), o Projeto de Lei, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB/RR),   que define cotas de vagas exclusivas para mulheres nas três próximas eleições, para os cargos de deputados estaduais e federais.
 
Em 2018, serão reservadas 10% das cadeiras; 11%  em 2020; e 16% das cadeiras nas eleições de 2022. “É uma forma de impulsionar o número de  mulheres na vida política brasileira, dando mais oportunidades. Com isso a sociedade ganha”, afirmou o senador.
 
O projeto teve emendas de outras parlamentares, entre elas as senadoras Marta Suplicy (sem partido-SP).  “É muito importante resolvermos a situação das mulheres na política, e este projeto é uma vitória e um grande passo que deve ser comemorado", disse.
 
De acordo com dados do relatório do senador Romero Jucá, dos 20 países da América Latina, o Brasil só perde para o  Haiti em quantidade de representantes do sexo feminino. “Todos os outros 19 países estão à frente na ocupação por mulheres de cargos no Poder Legislativo”, diz o senador no relatório.
 
A matéria recebeu urgência e seguiu direto para o plenário do Senado.

Últimas Postagens