00:00:00

Educação indígena

Governo cria comissão para adequar Plano Estadual de Educação na ALE.


Mudanças no Plano Estadual

Uma comissão mista formada por representantes do Governo do Estado e das comunidades indígenas irá discutir adequações no Plano Estadual de Educação que tramita na ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima). O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 8, pela governadora Suely Campos, em reunião com a Opir (Organização dos Professores Indígenas do Estado de Roraima), no Palácio Senador Hélio Campos.

Durante o encontro foi acertado que as comunidades irão indicar os representantes que ajudarão a fazer as adequações no plano para melhor atender aos anseios dos professores indígenas. O grupo será formado por quatro pessoas indicadas pelas lideranças e três representantes do Governo. Na próxima segunda-feira, dia 13, haverá um novo encontro para apresentação dos nomes indicados.

A governadora Suely Campos explicou que o plano foi adequado pela atual gestão e enviado para a ALE-RR dentro do prazo estipulado pelo MEC (Ministério da Educação). A partir de agora qualquer alteração deve ser feita junto à Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Saúde da Casa Legislativa.

“Temos todo o interesse em fazer as adequações que possam atender as necessidades dentro das possibilidades do Governo. Não é nossa intenção em nenhum momento prejudicar a Educação Indígena. Iremos valorizar este setor, pois não podemos reconhecer o Estado sem os povos indígenas”, declarou.

A secretária estadual de Educação, Selma Mulinari, reforçou o interesse do Governo em fazer uma gestão participativa e acrescentou que a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) está de portas abertas para atender as lideranças indígenas em suas necessidades. “Estamos à disposição das comunidades para que eles participem das políticas públicas que os beneficiem”, disse.

O secretário-tesoureiro da Opir, Mário Belarmino, destacou a importância da participação do Governo na comissão que irá analisar o Plano na ALE-RR. “Se nós professores indígenas fôssemos sozinhos à ALE-RR provavelmente não seríamos ouvidos. A participação do Governo nesta comissão vai  fazer com que os deputados olhem para nossa causa com mais atenção”, explicou.

PLANO DE EDUCAÇÃO 

O Plano Estadual de Educação tramita na ALE-RR e contém metas para os próximos 10 anos no campo educacional. O documento tem como diretrizes a erradicação do analfabetismo, a universalização do atendimento escolar, a superação de desigualdades educacionais, melhoria da qualidade de ensino, formação para o trabalho e para a cidadania, além da promoção do princípio da gestão democrática da educação pública, como também a promoção humanística, aplicação de recursos, valorização dos profissionais de educação e respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

 

Últimas Postagens