00:00:00

Produção agrícola

Feira Indígena vai beneficiar quatro comunidades de Pacaraima.


Índios expõem produtos

O secretário estadual do Índio, Ozélio Macuxi, visitou, nesta última terça-feira, dia 7, o município de Pacaraima, onde está em discussão a construção de estrutura para abrigar a Feira Indígena que vai beneficiar agricultores das comunidades Sorocaima I e II, Guariba e Bananal. Segundo o secretário, devem ser investidos R$500 mil na obra e os recursos são provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Gabriel Picanço.

A Feira Indígena deverá ser edificada em local estratégico com grande fluxo de trânsito, na margem da BR-174, próximo da sede do município de Pacaraima, na comunidade Sorocaima I. Segundo Ozélio Macuxi, o esboço do projeto arquitetônico já está pronto e uma técnica da Seinf (Secretaria Estadual Infraestrutura), responsável pelo trabalho, vai apresentá-lo para os indígenas.

“O rascunho do projeto já está feito. A arquiteta da Seinf vem mostrar para a comunidade, porque idealizamos uma arquitetura com características das construções indígenas e é importante a participação deles nesse processo”, explicou.

No local onde a Feira Indígena será construída já existe uma estrutura, embora precária, onde os índios de Sorocaima I e das comunidades vizinhas comercializam os produtos agrícolas cultivados por eles, além de derivados, como farinha e goma. Conforme o indígena Tércio Arlindo, a construção de um prédio para abrigar a feira é um apoio relevante para as comunidades daquela região.

“As comunidades sempre precisaram de um espaço para expor e vender os produtos. Nossa produção vem aumentando cada vez mais e precisamos de um local bem estruturado para realizar nossas vendas. Esse projeto é muito importante para os agricultores dessas quatro comunidades”, ressaltou.

Localizadas na TI (Terra Indígena) de São Marcos, as comunidades de Sorocaima I e II e Bananal, onde há prevalência de índios da etnia Taurepang, e Guariba, onde a maioria é Macuxi, realizam cultivo expressivo de banana, abacaxi e mandioca, entre outras espécies alimentícias, e produzem derivados como farinha, paçoca, goma e molho de pimenta.

Últimas Postagens