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Consumidor

Procon da ALE atendeu 5 mil consumidores no semestre.


Órgão atende mais de 5 mil

Dúvidas, pedido de orientação e reclamações diversas, com destaque principal para os serviços de telefonia. Essas foram algumas razões que motivaram mais de 5 mil consumidores a procurarem o Procon Assembleia, neste primeiro semestre. Essa informação é da coordenadora jurídica do órgão, Juciane Pollmeier.
Desse total, 2.522 consumidores precisaram que o Procon realizasse o contato telefônico com os fornecedores em questão para resolver o problema nessa primeira abordagem. “Quando não é resolvido por telefone, a gente notifica a empresa e marca uma audiência para solucionar o problema do consumidor”, explicou Juciane.
Entre janeiro e junho deste ano foram realizadas 116 notificações, com êxito em 90% delas, ou seja, a resolução dos problemas para o consumidor na conciliação. Juciane disse que os casos não resolvidos nestas audiências são encaminhados para o Judiciário.
As reclamações sobre o serviço de telefonia correspondem a 80% dos atendimentos no Procon. Conforme a coordenadora jurídica do órgão, o maior problema diz respeito à má prestação e a contestação das faturas, cobrança indevida. “Eles vêm aqui para contestar e a gente consegue o abatimento”, disse.
Juciane acrescentou que, normalmente, no contato telefônico com o fornecedor, o Procon soluciona o reparo na linha de telefone do consumidor, mas geralmente a empresa pede prazo de cinco dias para resolver. “Se dentro desse prazo o fornecedor não consertar, a gente notifica e marca audiência para resolver na conciliação”, acrescentou. 
Após isso, de acordo com ela, é estabelecido um prazo para que o fornecedor resolva a questão, o Procon Assembleia acompanha e não arquiva o processo até que o consumidor informe que já foi solucionado o problema.
Depois do serviço de telefonia, as outras reclamações mais comuns dos consumidores no Procon Assembleia são relacionadas à empréstimo consignado e aquisição de produtos que apresentam problemas após a compra.
Os demais consumidores que procuraram o Procon Assembleia e que não geraram a necessidade de contato telefônico com os fornecedores, segundo Juciane, “são aqueles que buscam apenas tirar uma dúvida, ter uma orientação e a gente resolve o problema dele sem a necessidade de contato com as empresas”, explicou.
O Procon é um órgão da Assembleia Legislativa de Roraima, implantado desde 2012 e que funciona no prédio da ALE, com atendimento das 8h às 18h de segunda-feira à sexta-feira.

 

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