00:00:00

Pecuária

Jucá quer ações para RR ficar livre da aftosa com Vacinação.


Aftosa longe de Roraima 

Brasília – O vice-presidente do Senado, Romero Jucá (PMDB/RR), participou nesta   terça-feira ( 07 ) no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa,  com secretários da Agricultura dos Estados de Roraima, Amapá, Amazonas e Pará , e diretores das Agências de Defesa  Agropecuária , para discutir o Pacto de Combate à  Febre Aftosa.  O Pacto foi assinado em maio desse ano, entre  a ministra da Agricultura, Kátia Abreu e governadores dos Estados, e tem o objetivo de elevar  o status destes estados para o selo de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação”.

Hoje, Roraima está no status de Médio Risco e desde abril já iniciou a vacinação do rebanho bovino em vários municípios. “ Conseguimos avançar muito, vacinando inclusive rebanhos em comunidades indígenas. Acredito que com este trabalho intensificado por nossos técnicos da defesa agropecuária conseguiremos em breve o selo de livre da febre aftosa e assim nossos produtores poderão comercializar a carne e melhorar nossa economia”, explicou Romero Jucá que foi o responsável pelo envio  em maio ( desse ano ) para Roraima de 70 mil doses de vacina contra a febre aftosa.

O Superintendente Federal de Agricultura de Roraima,  Plácido Alves de Figueiredo Neto, que participou da reunião com  técnicos do Ministério da Agricultura disse que o trabalho em busca do selo de área livre de febre aftosa com vacinação, está bem adiantado. “ Estamos otimistas para que a auditoria do ministério seja positiva e assim darmos um grande salto em nossa produção de carne, mas ainda muito precisa ser feito por todo interior”, disse.

A vacinação do rebanho em Roraima aconteceu de abril a maio deste ano. Segundo o presidente da Agência de Defesas Agropecuária de Roraima, Brás Assis Behnck, mais de 800 mil cabeças foram imunizadas. “ Isto representa mais de 96 por cento de nosso rebanho que cresceu muito nos últimos anos. Estamos atentos para cumprir todas as exigências e assim termos um resultado positivo nesta auditoria que será realizada pelo Mapa”, afirmou.

PACTO - PDA

O Pacto  de Combate à Febre Aftosa,  foi firmado durante o lançamento pela Presidente Dilma Rousseff ( Maio/2015 ), do  Plano de Defesa Agropecuária (PDA) em Brasília. O Plano definiu estratégias e ações para evitar e combater a pragas nas lavouras e doenças nos rebanho brasileiro e foi concebido para os próximos cinco anos, dividido em duas etapas. A primeira será executada até junho de 2016 e a segunda, até 2020.

Últimas Postagens