00:00:00

Novas Reservas em RR

Jucá defende produtores da Serra da Lua


Brasília – O vice-presidente do Senado Romero Jucá (PMDB/RR), defendeu as famílias de produtores rurais que vivem nas áreas das Serras da Lua e Tucano no município do Bonfim em Roraima. Em discurso,  na tribuna do senado nessa    segunda-feira ( 6 ), o parlamentar afirmou que não aceita a proposta de criação de área de proteção ambiental, no município do Bonfim, pretendida pelo Instituto Chico Mendes - ICMBio.
 
“Considero inadmissível o governo federal demarcar a reserva do lavrado onde existem produtores e farei todo o possível para impedir isto que considero um desrespeito à nossa população e ao nosso Estado. Caso o governo federal cometa esta insanidade contra Roraima, estarei aqui para impedir. Vou propor um decreto legislativo para derrubar esta medida caso se concretize”, disse Romero Jucá.
 
Jucá explica ainda que “ Quando houve a delimitação das terras indígenas e, depois, com o repasse das terras da União para Roraima ( 2009 ), o que fora acordado com o Governo Federal, na pessoa do Presidente Lula, com o Governador de Roraima, com toda a bancada de parlamentares do Estado e com nossa população é que, após a demarcação da Raposa Serra do Sol, nenhuma outra intervenção ou demarcação seria proposta ao nosso Estado sem que passasse pelo nosso entendimento e concordância”.
 
Ofício
 
O senador encaminhou nesta terça-feira ( 7 ) ofícios ao Presidente do Instituto Chico Mendes - ICMBio, Cláudio Carrera Maretti, e também à Ministra do Meio Ambiente, Iabella Teixeira detalhando sua posição contrária a criação da unidade de conservação, batizada pelos técnicos do instituto Chico Mendes  de “ Parque Nacional do Lavrado, na Serra da Lua.  Em dezembro de 2009, Romero Jucá já havia sinalizado ao governo federal sua preocupação, também através de ofício e reuniões.
 
No documento encaminhado hoje, Jucá apresenta uma proposta alternativa que contribuiu para a preservação do lavrado em Roraima. Trata-se de aumentar a área de preservação dentro das reservas indígenas de São Marcos e Raposa Serra do Sol em Roraima.
 
“Com a Reserva Raposa Serra do Sol já estamos protegendo boa parte do nosso lavrado, uma vez que o maior percentual dos 1.700.000 hectares é formado por lavrados. Fora isso, temos hoje em Roraima três parques nacionais, três estações ecológicas e duas florestas nacionais. Seria um contra-senso, uma agressão e um prejuízo incalculável e inadmissível ao nosso Estado mais essa demarcação da Serra da Lua”, completa o senador.

 

Últimas Postagens