00:00:00

Crack é possível vencer

Programa para enfrentar as drogas em RR


O Governo do Estado lança hoje oficialmente em Roraima o Programa “Crack é possível vencer”, que visa mobilizar não somente o sistema de segurança, com as polícias Militar, Civil e Bombeiros, mas também a integração com as secretarias do Trabalho, Saúde, Justiça e Educação.

A ativação do programa reafirma o compromisso da governadora Suely Campos com a população no enfrentamento a esse grave problema das drogas. A implantação vem sendo realizada por fases, desde janeiro e já superaram etapas como a instalação de postes de iluminação pública, que receberam as 20 câmeras de vídeo monitoramento que a Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) havia captado por meio de convênio com o Ministério da Justiça, mas os equipamentos estavam inoperantes.

Para instalação dessas câmeras foi necessária a energização dos postes, por meio da Eletrobrás, e isso só foi possível após o Governo realizar a negociação de débitos de energia deixados por Governos anteriores, referentes vários anos, anteriores a 2015. As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, como praças. Além disso, a rede que interliga as 20 câmeras dispõe de sistema wi-fi, permitindo que o monitoramento seja efetuado pela polícia também por telefone celular.

O secretário estadual de Segurança Pública, João Batista Campelo, destaca a importância da prevenção da criminalidade e de ações de repressão qualificadas para um combate mais eficiente contra o tráfico de drogas. “O combate ao uso e ao tráfico de drogas é  prioridade do Governo, e por meio desse monitoramento, será possível desarticular a criminalidade de forma mais efetiva”, declara Campelo.

PROGRAMA 

O programa “Crack é possível vencer” é nacional e é realizado em parceria com o Ministério da Justiça. Criado em 2011, o Programa conta com a adesão de diversos estados brasileiros, mas Roraima só havia aderido em 2013, quando recebeu os instrumentos iniciais, mas estava com o cronograma paralisado. Somente agora, na atual gestão estadual, foram tomadas as iniciativas necessárias.

São três eixos: prevenção, cuidado e autoridade. Todos com o  objetivo reduzir a circulação de drogas ilícitas, por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas, e também aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários de ilícitos e os seus familiares, além de promover ações de educação, informação e capacitação.

Últimas Postagens