00:00:00

Cine ALE

1ª sessão de cinema para alunos de Rorainópolis acontece na tarde de hoje.


Alunos do Sul em cinema gratuito
 
“A aula da escola José Alencar será no cinema”. Com essa frase, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), Jalser Renier (PSDC), anunciou a retomada das atividades do Cine ALE Cidadania, durante solenidade realizada na Escola Estadual José Alencar, no município de Rorainópolis, ao Sul do Estado.
Cerca de 240 alunos, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da instituição, terão a oportunidade de apreciar uma aula diferente, com informações de saúde, comportamento e educação, além de assistir ao filme “Terremoto”, um longa metragem selecionado pela equipe do Cine ALE, em obediência a faixa etária.
O presidente Jalser Renier participou da entrega dos ingressos para cada estudante, na presença de pais, servidores da Assembleia e gestores da instituição. Foram disponibilizados sete ônibus para o transporte dos alunos até Boa Vista, com escolta da Polícia Militar de Roraima e do Corpo de Bombeiros do Estado. O grupo de alunos saiu às 7h. Às 13h30, os estudantes todos serão direcionados ao Cine Super K, com direito a pipoca e refrigerante.  
A maioria dos adolescentes nunca entrou numa sala de cinema, outros não conhecem a capital do Estado. O estudante de 17 anos, Willian Rego Diniz, não conhece uma sala de cinema e o sonho de assistir filme em tela grande e em 3D, se tornará realidade nesta quinta-feira (18), por meio do Programa Cine Ale. Segundo ele, a distância entre a cidade e a capital é um dos fatores que contribuíram para esse impedimento.
“Com o Cine ALE estamos tendo essa oportunidade de ir ao cinema, de um dia de lazer e de adquirirmos mais conhecimentos”, falou entusiasmado, principalmente quando citou a companhia da namorada, aluna da José Alencar. O adolescente sonha em ser advogado e ajudar no sustento da família. No horário oposto a aula, Diniz ajuda os pais na roça da família, principalmente na plantação de laranjas. Para chegar a escola, na sede de Rorainópolis, o rapaz enfrenta 25 quilômetros de estrada asfaltada e de terra, da vicinal 9 até a unidade escolar.
“Nunca posso parar, isso me motiva a ir pra frente”, ressaltou o estudante, dizendo que nenhuma dificuldade o impedirá de conquistar seus objetivos. A notícia de que teria a oportunidade de assistir ao filme no cinema o deixou empolgado e pretende compartilhar esse primeiro contato com a sétima arte, com os familiares.
Wellington Oliveira Conrado faz o trajeto diário de 1h, da vicinal 1 até a sede do município, para assistir as aulas na escola José de Alencar. Para ele, a primeira vez em ir ao cinema será inesquecível. Questionado sobre conhecer o programa, explicou que o Cine ALE promove conhecimento e incentivo a leitura, através de grandes produções cinematográficas. “Quando eu tiver meus filhos pretendo levá-los ao cinema e vou falar pra eles a minha emoção de ter participado desse evento a primeira vez”, destacou.
Moradora de Rorainópolis e com a filha Luciana Cardoso matriculada no 1º ano do Ensino Médio, a dona de casa Luzinete Cardoso falou sobre a emoção de ver a filha dar o primeiro passo para novos horizontes. Sobre o Programa, acredita no incentivo dado a estes alunos com apresentação de novidades, principalmente para quem mora distante da Capital. “Espero que minha filha venha a aprender muito e contar as novidades quando voltar. Só desejo coisas boas pra ela”, falou.
Tainara Santos da Silva, 19, cursa o 2º ano do Ensino Médio na modalidade EJA, pretende aproveitar a oportunidade, desde o lazer, quanto ao conteúdo a ser apresentado aos estudantes. “Nunca entrei no cinema, quando morei em Boa Vista só passava na frente, mas nunca entrei para assistir, mas agora terei essa oportunidade”, contou.
A escolha por Rorainópolis para retomada das atividades do Cine ALE Cidadania se deu pelo fato da posição geográfica em que o município se encontra. “Nosso município ainda não havia sido contemplado, então viemos para Rorainópolis, depois contemplaremos São Luiz, São João da Baliza, Caroebe e vicinais adjacentes”, disse.
O presidente da Assembleia afirmou que o Cine ALE pretende levar educação e cultura para todo território estadual. “As pessoas precisam saber da importância que é a sétima arte, a oitava maravilha do mundo”, enfatizou.
São Parceiros do Cine ALE, o Tribunal de Justiça (TJRR), Ministério Público Estadual (MPRR), Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto (SEED), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima), TRE (Tribunal Regional Eleitoral), TCE (Tribunal de Contas do Estado de Roraima) e MPC (Ministério Público de Contas).

 

Últimas Postagens