00:00:00

Desserviço em RR

Máquinas do PAC 2 estão abandonadas em lixão de RR.


Recursos públicos abandonados

Marcelo Marques
Do G1 RR

 Trator foi largado no lixão do município (Foto: Arquivo pessoal/)
Imagens mostram trator de esteira foi largado no lixão do município de Alto Alegre (Foto: Arquivo pessoal/)
Um servidor denunciou ao G1 o suposto descaso com duas máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) por parte da Prefeitura de Alto Alegre, interior de  Roraima. De acordo com ele, uma retroescavadeira e um trator de esteira estão sendo depenados por servidores da cidade há quatro meses. A reportagem do G1 tentou contato com o prefeito da cidade, mas ele não atendeu e nem retornou as ligações.
As máquinas sob responsabilidade da Prefeitura de Alto Alegre eram para beneficiar os colonos do município, mas estão abandonadas pela administração municipal, de acordo com o servidor, que pediu sigilo de identidade. Ele disse que as fotos mostram o sucateamento dos maquinários.
"O trator de esteira foi largado no lixão da cidade na vicinal 2 há quatro meses. É uma máquina nova e estão a depenando aos poucos. O pessoal da prefeitura é o responsável por retirar as peças. Não sei o que fazem com esses objetos", relatou.
Em relação à retroescavadeira, ele disse que realizou serviços em uma vila próxima a Alto Alegre. "Hoje, está quebrada em uma fazenda particular onde escavava açude para o dono do local. E está na mesma situação: largada há quatro meses e ninguém dá manutenção. Não presta serviços nenhum para os colonos", sustentou.
O trator de esteira chegou ao município antes da atual gestão de Alto Alegre e a retroescavadeira foi entregue na administração do prefeito Teca (PT), em 2013. "Os colonos da região, com poucas condições financeiras, fazem apelo para que as máquinas voltem a funcionar para cavar terra e cavar poços de água", cita o servidor.
O presidente da Câmara de Alto Alegre, Genilson Costa (PSDB), confirmou que máquinas estão quebradas. "Segundo o prefeito, ele colocou segurança para vigiar as retroescavadeira  e o trator de esteira para evitar o sucateamento das máquinas. Eu vou fazer uma fiscalização porque é uma questão séria", prometeu o vereador.
O G1 tentou entrar em contato por telefone com o prefeito Teca, mas até a publicação desta matéria não houve retorno dele. A reportagem enviou e-mail para o Ministério do Planejamento solicitando um posicionamento referente à denúncia e aguarda resposta.
PAC
O programa foi criado em 2007 e tem o propósito de executar obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética no país.

Últimas Postagens