00:00:00

Conscientização

MPF combate consumo abusivo de álcool na comunidade Raposa I.


Alcool assola índios da Raposa

O Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) participou nessa terça-feira, 16 de junho, de mais uma atividade de conscientização e combate ao consumo de bebida alcoólica em terra indígena. 

Desta vez, o procurador da República Gustavo Kenner Alcântara, que coordena o Grupo de Trabalho de Saúde Indígena da 6ª Câmara do MPF, representou o órgão ministerial durante palestra sobre o uso abusivo de álcool, realizada pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), do Distrito Sanitário Especial Indígena Leste de Roraima (Dsei-Leste), na comunidade Raposa I, no município de Normandia. 

O evento contou com a participação de gestores, conselheiros, técnicos de saúde, psicólogos e a população indígena, com o objetivo de diminuir os problemas sociais e de saúde pública causados pelo consumo excessivo do produto na comunidade Raposa I.

De acordo com o procurador Gustavo Alcântara, a atuação do MPF/RR será intensificada no combate aos problemas sociais e de saúde causados pelo uso abusivo de álcool e drogas em comunidades indígenas. 

“Precisamos dar autonomia à organização social das comunidades indígenas e não podemos admitir a interferência externa de comerciantes de bebidas alcoólicas industrializadas. Isso têm causado desagregação social, conflitos e prejuízos à saúde em diversas etnias da Raposa Serra do Sol”, defendeu o procurador.

A intenção do MPF e do Condisi é estabelecer um calendário anual para trabalhar a questão do consumo abusivo de bebida alcoólica junto aos povos indígenas. Em janeiro deste ano, ação similar foi realizada na comunidade Três Corações, localizada no município de Amajarí. Novas atividades serão programadas em outras comunidades indígenas do estado. 

Itinerância 

O Ministério Público Federal em Roraima vem realizando diversas parcerias com o Conselho Distrital de Saúde Indígena com o objetivo de estreitar as relações com a entidade e de se aproximar da sociedade roraimense. Esses eventos contemplam as atividades de itinerância e de aproximação previstas no planejamento estratégico do órgão ministerial, que também prevê a realização de edições dos projetos MPF na Comunidade e MPEduC.

Últimas Postagens