00:00:00

Educação péssima

Estudantes em Boa Vista protestam em frente ao Palácio do Governo.


Alunos querem reformar escola

Do G1 RR
 
Mais uma vez os alunos da escola estadual Ayrton Senna, no Centro de Boa Vista, fizerem um protesto na manhã desta terça-feira (16). Desta vez os alunos cobram respostas da a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) sobre o boato de que a escola deve ser extinta. Com cartazes e apitos, alunos e professores fizerem uma caminhada até o Palácio Senador Hélio Campos para cobrar explicações do governo.
Segundo o estudante Renan Ribeiro, na última quinta-feira (11), alunos e professores tiveram uma reunião com o secretário-adjunto estadual de Educação, Jules Rimet, para esclarecer a situação, que disse não saber nada sobre os boatos, mas confirmou que a escola deve passar por reformas, 'o problema é que a secretaria de educação não sabe informar para onde os alunos serão remanejados', disse.
Somente na semana passada, cerca de 20 alunos já foram transferidos para outras instituições com medo de serem prejudicados com a situação, conforme Ribeiro. Ele disse ainda que a gestão da escola pretende convocar uma reunião com Ministério Público estadual  (MP)  e a SEED para entrarem num acordo.

Alunos improvisam sala de aula em pátio de escola em Boa Vista
Estudantes protestam contra precariedade em escola de Boa Vista
Alunos em Boa Vista protestam em frente ao Palácio do Governo
"Queremos essa reunião com a presença dos pais e professores. Não dá para gente estudar nesse clima de incerteza", declarou.
De acordo com uma das professoras da unidade de ensino, as especulações causam  transtornos aos alunos que vão prestar vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), devido a incerteza de onde vão estudar. Ela disse também que a escola tem um valor efetivo para a comunidade estudantil.
"A história não pode ser destruída, ela tem que ser preservada. Até agora ninguém falou o que vai acontecer. É muito ruim você trabalhar numa situação de incerteza, porque não é só lado financeiro, tem também o lado afetivo. Gostamos da escola, só queremos uma resposta", comentou.
Em maio, os estudantes fizeram um protesto contra a falta de limpeza na unidade de ensino, além das condições precárias na estrutura, falta de professores e merenda escolar. Durante o protesto desta terça (16), os alunos disseram que a escola continua na mesma situação e está operando apenas com dois funcionários de limpeza durante os dois turnos.

Outro lado

Em nota ao G1, a Secretaria de Comunicação do Governo informou que a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) fez uma vistoria na unidade e concluiu o estado crítico da estrutura da escola, dentre eles, problemas de infiltração, janelas quebradas, dentre outros.
"Dessa forma, laudos técnicos foram solicitados pela Seed à Seinf [Secretaria Estadual de Infraestrutura] e ao Corpo de Bombeiros, que irão atestar as condições estruturais do prédio, instalações elétricas, dentre outros, para avaliar a real situação da escola", comunicou a nota.
Ainda de acordo com o documento, a secretária de Educação, Selma Mulinari, adiantou que, devido às condições precárias, a escola tem problemas estruturais e precisaria ser reformada, mas que só após a conclusão dos laudos será possível tomar a decisão do que será feito.

Últimas Postagens