00:00:00

Violência contra Idoso

Dia Mundial será lembrado durante a semana.


Homenagens hoje aos idosos
 
Nesta segunda-feira, dia 15, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Para lembrar o dia, a Sesau (Secretaria Estadual da Saúde) realizará durante toda a semana, ações de sensibilização em parceria com várias instituições.
O NAPSPI (Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Pessoa Idosa) estará à frente da programação que compete à Sesau. A gerente do Núcleo, Lindelma Beserra, afirma que as ações têm a finalidade de sensibilizar a população, no sentido de prevenir e combater à violência contra os idosos. “Pretendemos, por meio desse trabalho, sensibilizar o maior número de pessoas, já que temos vários parceiros nesta ação”, esclareceu.
A abertura da semana alusiva acontecerá no dia 15 a partir das 8 horas, com uma blitz de sensibilização. A ação acontecerá simultaneamente nos cruzamentos das Avenidas Venezuela e Brigadeiro Eduardo Gomes, no cruzamento das Avenidas Mário Homem de Melo com Venezuela e na Praça do Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa. A programação durante a semana visa alertar toda a população no sentido de cuidar dos idosos.
Dentro das ações preparadas, estão previstas apresentações culturais, palestras informativas e entrega de material educativo no Abrigo de Idosos Maria Lindalva, antiga Casa do Vovô. “A ideia é divulgar aos idosos e também aos profissionais da instituição, os cuidados e o procedimento que devem ser adotados quando o idoso for vítima de violência”, enfatizou Lindelma.
Não só a violência física, mas a psicológica, a sexual, a financeira, a violação dos direitos e a negligência, também são formas de agressões facilmente sofridas pelos idosos. “Deixar o idoso sem alimento, sem medicação, sem um lugar adequado é considerado violência”, frisou a gerente, ao complementar que agressões verbais, gestuais, o mau uso do dinheiro ou propriedade do idoso também é um ato de violência.
A semana contará ainda com palestras e entrega de material educativo para os idosos em tratamento nas unidades de saúde do Estado e para funcionários. O HGR (Hospital Geral de Roraima) HCM (Hospital Coronel Mota) e a PCS (Policlínica Cosme e Silva) receberão a ação.
DADOS 
De acordo com a ONU (Organização das nações Unidas), no mundo, a cada dois minutos, um idoso tem seus direitos desrespeitados. Na maioria dos casos, as agressões são psicológicas e causadas por pessoas da própria família. Em Roraima, estatísticas do Núcleo do Idoso revelam 30 casos de violência foram registrados em 2014. Este ano, até o momento, 14 já foram contabilizados.
DENÚNCIA 
Para denunciar maus tratos contra idosos, basta ligar para o Disque 100 e para o número 197. O atendimento funciona 24 horas e a denúncia pode ser anônima.

 
 

Últimas Postagens