00:00:00

Política

Jucá visita ministro da Justiça e cobra solução para problemas que afetam Roraima.


Problemas de RR em discussão
 
Brasília – O vice-presidente do Senado, Romero Jucá (PMDB/RR), se reuniu nesta quarta-feira ( 27 ), com o ministro da Justiça Eduardo Cardozo para tratar da solução de problemas que afetam a economia e a população de Roraima.  Entre eles, a liberação do tráfego, com retirada das correntes existentes na BR-174, na área indígena waimori-atroari, continuidade das obras do Linhão Manaus-Boa Vista e  o desmembramento do município de Pacaraima da reserva indígena de São Marcos,  em Roraima.

Jucá entregou ao ministro da Justiça, ofício com detalhes dos problemas apresentados e solicitou urgência para uma solução definitiva. “ O ministro entendeu a necessidade de priorizar uma resposta à esses problemas que há anos afetam a vida das pessoas que vivem nessas regiões, como também a economia, atrasando investimentos e o desenvolvimento de Roraima”, explicou Romero Jucá.

Após o encontro, o ministro da Justiça Eduardo Cardoso confirmou que irá dar prioridade para os pedidos realizados pelo senador Romero Jucá. “ O nosso objetivo  é encontrar uma solução o mais rápido possível e evitar  conflitos que podem ser resolvidos com boas negociações. O senador Jucá argumentou de maneira responsável sobre cada problema e firmamos um compromisso com ele para resolver todos”, disse Eduardo Cardozo.

O ministro informou ainda que determinou ao presidente da Funai, Flávio Chiarelli, presente na reunião, que entregue o mais breve possível relatório sobre as questões levantadas e a proposta do órgão para que as pendências sejam resolvidas.

Para o prefeito de Pacaraima, Altemir Campos, a reunião foi a mais produtiva já realizada nos últimos tempos no ministério da Justiça. “ Saio confiante que podemos dar uma boa notícia em breve para nossa população que é prejudicada pelo fato do município não ser desmembrado da área indígena. Isso atrapalha os investimentos e também obras que poderiam ser realizadas”, afirmou.

A proposta apresentada por Romero Jucá para solucionar o problema em Pacaraima, é que seria  retirada da reserva a área urbana que são de 12 mil hectares. “ O importante é destacar que  não haverá perdas para a reseva, pois a área indígena seria ampliada em área de floresta”, disse o senador.

Liberação tráfego BR-174 

Durante audiência com o ministro, Romero Jucá  defendeu  a suspensão da medida que proíbe o tráfego noturno na BR-174 no trecho da reserva indígena Waimiri-Atroari. O parlamentar também solicitou recentemente  que o Supremo Tribunal Federal  (STF) dê prioridade no julgamento de ação que tramita na justiça com este objetivo.

“Nós defendemos a retirada da corrente que existe no local e a construção de postos de vigilância da Funai na entrada e saída da reserva Waimiri-Atroari;  com controle total dos veículos que trafegam  e também realizando a  proteção da fauna e flora do lugar”, defendeu Romero Jucá.

A BR-174 liga Manaus a Boa Vista e segue até a fronteira com a Venezuela. A interdição do tráfego após as 18 horas acontece desde 1974, e é apoiada  pela Funai.

Linhão Manaus/Boa Vista

Romero Jucá adiantou ao ministro da Justiça, Eduardo Cardozo,  que já tomou providências  diretamente também com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB/AM) e que aguarda que todas as exigências feitas pela FUNAI para que o linhão passe pela área indígena  waimiri-atroari sejam cumpridas o mais breve possível.  Com isto será possível realizar a interligação de Roraima com o Sistema Elétrico Nacional. “ A paralisação desta obra está travando a solução do problema energético de Roraima e prejudicando a população que necessita de energia confiável. Isto é uma prioridade  já que não podemos confiar na energia vinda através de Guri com a crise que afeta a Venezuela”, explicou.

Últimas Postagens