00:00:00

Encontro

Instituições organizam Conferência de Política Indigenista em Roraima.


Índios discutirão política

 
Representantes de órgãos públicos e de associações indígenas se reuniram, na manhã desta quarta-feira, dia 27, na sede da Funai (Fundação Nacional do Índio), para discutir a organização das Conferências de Política Indigenista em Roraima. Serão realizadas nove conferências, com a finalidade de debater e propor soluções para os problemas vivenciados pelos índios. Os temas serão levados para a 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, que ocorre em Brasília, do dia 17 ao dia 20 de novembro.  

A primeira conferência em Roraima começa na próxima terça-feira, dia 2 de junho, e termina na sexta-feira, dia 5, na Etnorregião Ingaricó, na TI (Terra Indígena) Serra do Sol, município de Uiramutã. Na sequência, ainda no mês de junho, serão realizadas conferências nas Etnorregiões São Marcos e Surumu, Baixo Cotingo e Raposa e Yanomami.

No mês de julho, os encontros prosseguem nas Etnorregiões Yekuana e Sanumá, Murupu e Taiano, Amajari e Serra da Lua. Também em julho, será realizada conferência na Etnorregião Wai-Wai. A última reunião comunitária ocorre em agosto, na Etnorregião Serras, comunidade Maturuca, no município de Uiramutã.

Segundo o coordenador de organização das conferências, indigenista especializado da Funai, Gilmar Pinto, nesse primeiro momento, os índios têm autonomia absoluta nas reuniões comunitárias, e os órgãos públicos só participarão das discussões iniciais se forem convidados. “Eles vão discutir o que querem, com quem quiserem, para que não se sintam constrangidos ou influenciados”, explicou.

Órgãos públicos das esferas municipal, estadual e federal, entre eles a SEI (Secretaria de Estado do Índio), participarão dos debates na Etapa Regional, com os indígenas escolhidos nas etapas locais para representar comunidades, regiões e etnias. Esse encontro será realizado no mês de setembro, no Centro Caracaranã, município de Normandia, e deve reunir 350 participantes.

Nessa conferência regional, serão eleitos os delegados representantes dos poderes públicos e dos índios, encarregados de levar à Conferência Nacional as contribuições de Roraima para a construção de uma política indigenista baseada nas necessidades dos povos indígenas.

 

Últimas Postagens