00:00:00

\"Carta de Cuiabá\"

Suely participa do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal.


Amazônia Legal em discussão

A governadora Suely Campos participará do 10º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que será realizado nesta sexta-feira, 29, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá (MT), para discutir o planejamento regional sustentável de Roraima, Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. O presidente da Femarh (Fundação do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos), Rogério Campos, também estará presente.

Nos últimos três anos, essa é a primeira vez que os governadores e secretários do Meio Ambiente desses nove estados estarão reunidos. A proposta do evento é definir mecanismos de cooperação regional e abrir canais de discussão com o Governo Federal.

A Carta de Cuiabá vai compilar as reivindicações dos estados que compõem a Amazônia Legal a serem defendidas na COP 21 (Conferência das Partes), que será realizada em Paris, na França, no mês de dezembro. A COP 21 é realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Durante o evento, se pretende estabelecer um novo acordo climático mundial.

As deliberações do Fórum de Governadores têm contribuído diretamente para a sustentabilidade da região. Em 2009, por exemplo, houve uma ‘força-tarefa’ dos governadores quanto à política de Reed + (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) com ações de mitigações do desmatamento para levar à COP 15, que ocorreu em Copenhague, na Dinamarca. Também foi nessa mesma época que os estados elaboraram o ‘Pacto para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia’, entregue na Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), em 2012.

Além de Suely Campos, confirmaram presença no encontro, os governadores Tião Viana (Acre); Waldez Góes (Amapá); José Melo de Oliveira (Amazonas), Marcelo de Carvalho Miranda (Tocantins) e o anfitrião, o governador do Mato Grosso, Pedro Taques.

 

Últimas Postagens