00:00:00

Parlamento Jovem

Segunda legislatura tdo Parlamento Jovem oma posse na Assembleia.


Jovens deputados assumem
 
A segunda legislatura do programa Parlamento Jovem iniciou para 24 deputados jovens que tomaram posse na manhã desta terça-feira (26), durante sessão no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR). Estiveram presentes autoridades locais, convidados e familiares dos estudantes de escolas estaduais da Capital e do interior de Roraima.
Será um ano legislativo para os adolescentes eleitos, primeiramente em suas respectivas escolas, onde apresentaram projetos para melhoria na qualidade de vida da população. A posse aconteceu da mesma maneira como dos deputados oficiais, primeiro houve a apresentação dos eleitos e juramento presidencial e individual.
Em seguida, os jovens se reuniram e formaram duas chapas para votação da Mesa Diretora, na qual presidirá e ficará responsável pelos atos dos mesmos. Com votação acirrada, a presidência ficou com o adolescente Anderson Rayan, aluno do Ensino Médio da escola Lobo D’Almada. Houve ainda a escolha para 1º, 2º e 3º vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários e um corregedor geral.
Para Rayan, os cinco dias antecedentes a posse foram intensos e de profundos conhecimentos, tanto pela parte de legislação, quanto pela rotina dos parlamentares. “Serviu para nós vivenciarmos o que um deputado vive. Em relação a escolha para presidência da Casa, será um motivo a mais para continuar a lutar pelos interesses da sociedade. Agradeço aos colegas por terem me colocado no cargo e espero representar bem esse cargo”, destacou.    
Antes de ingressar no Programa, o estudante afirmou que não era apreciador da Política, mas essa mentalidade mudou após participar de palestras na Escola do Legislativo (Escolegis). “Foi outra forma de visão para os outros alunos também. Aprendemos a formular um projeto de lei e mostramos aos nossos padrinhos”, concluiu.
O presidente da ALE-RR, Jalser Renier (PSDC), ressaltou que ações como essa geram mais conhecimento sobre o trabalho do deputado. Contou dos resultados de pesquisas que detectaram um número alto de cidadãos não sabedores das atribuições dos parlamentares e estes jovens serão disseminadores desse trabalho. “A partir desse momento eles estão preparados para saber como funciona a Assembleia, como é e como trabalha um deputado e as ações no interior”, contou.
Responsável pela coordenação de programas especiais, a Escolegis procurou capacitar, acolher, recepcionar os estudantes e apresentá-los aos padrinhos, parlamentares oficiais. A presidente da Instituição, deputada Ângela Águida Portella (PSC), falou da formação e capacitação dada a eles antes da posse e afirmou que todos eles estão preparados para seguir com o mandato e atuar em programas e projetos.
“A primeira campanha que eles participarão é junto ao Conselho Regional de Medicina [CRM] fazendo um trabalho em prol da criança e do adolescente”, se referiu à campanha “Vamos resgatar nossas crianças”, em busca de menores desaparecidos. Além disso, os adolescentes serão como um canal direto entre a sociedade e o parlamento.
 
Programa ajudou mudar opinião de jovens sobre Legislativo
 
Antes de iniciar a apresentação dos projetos que os levaram a serem eleitos, os Parlamentares Jovens agradeceram a equipe da Escolegis, em especial a deputada Angela Águida. Para maioria, a inserção no Programa ampliou o campo do conhecimento e ajudou a mudar o pensamento sobre o real papel do Legislativo.
Dentre os discursos de agradecimento, o de Leandra Santana foi o mais emocionado. Em meio às lágrimas, a estudante de 15 anos, da escola Estadual Vitória Mota Cruz, parabenizou a Assembleia Legislativa pelo Programa e confessou que tinha uma visão deturpada das atividades do Legislativo antes de conhecer a rotina. “A visão que eu tinha era a imposta pela sociedade de que político não faz nada, mas vi que não é assim”, falou.
Falou do interesse em participar quando houve apresentação do programa no colégio, destacando a importância de todos conhecerem os direitos e os deveres do cidadão e procurarem saber o que há por trás da formulação de uma lei. “Pensava que o deputado chegava aqui e criava uma lei, mas vi que eles obedecem a normas e legislações”, complementou.
Brito Bezerra (PP), Líder da Base governista na ALE/RR, falou aos estudantes que a ALE-RR é um lugar onde se faz indicações, formula e vota leis e que os Parlamentares estão acostumados a receber muitas críticas e poucos elogios. “Entendemos que as demandas são muitas e a cada dia surgem mais”, explicando que o papel dos deputados é discutir essas demandas.
A deputada Aurelina Medeiros (PSDB) parabenizou o empenho dos estudantes em desenvolver projetos para benefícios da população e acredita que cada um deles é visto como uma “semente” na política local. Falou das atribuições dos três Poderes e que em alguns casos, não é de competência do Legislativo modificar algo sem que o Executivo tenha proposto. “É uma honra ter vocês por perto”, ressaltou.
Chico Guerra (PROS) lembrou de quando era presidente da Casa e da importância de ressaltar as atividades legislativas para comunidade. “Tenho certeza que a semente do Parlamente Jovem foi plantada e gerará bons frutos. Vocês não estão ajudando a Assembleia, mas a democracia no futuro”, destacou.
Gabriel Picanço (PRB) sugeriu a criação de um dia no mês para realização de uma sessão especial na ALE/RR, onde poderiam convidar parentes e amigos, além da presença de alunos de escolas da rede pública de ensino. “Poderíamos fazer isso numa segunda-feira quando não temos sessão. É importante que a política seja transmitida, seja discutida”, falou.
O deputado Soldado Sampaio (PCdoB) lamentou a falta de representantes/estudantes ligados a família de agricultores e indígenas. A argumentação do parlamentar é para uma forma mais democrática de ideias. Pediu para que os alunos fortaleçam os parlamentos estudantis e os processos escolares, além de que mais mulheres participem do processo político. “Precisamos mesclar mais a força do parlamento”, disse.

 

Últimas Postagens