00:00:00

Projetos

Governo ouve comunidades indígenas sobre serviços de Saúde.


Índios enumeram ações na Saúde

Representantes da SEI (Secretaria Estadual do Índio), de órgãos federais responsáveis pela Saúde indígena e integrantes do Condisi (Conselho Distrital de Saúde Indígena) e do DSEI-Leste (Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima), discutem até o próximo sábado, dia 30, em reunião ordinária, problemas e estratégias para melhoria do serviço de Saúde oferecido aos índios.

Também estarão em discussão no encontro, que ocorre na comunidade Taba Lascada, município do Cantá, políticas públicas de Saúde Indígena a serem incluídas no PPA (Plano Plurianual) do Governo Federal para os próximos quatro anos.

Segundo o vice-presidente do Condisi, Jerônimo Pereira, o grupo já se reuniu com o secretário especial de Saúde Indígena, Antônio Alves, em Brasília, e vai analisar, durante a reunião, estratégias e metas a serem executadas, com a finalidade de progredir no atendimento aos índios.

Pereira disse que a prioridade para as comunidades e regiões do DSEI-Leste, que abrange os municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caroebe, Normandia, São Luiz do Anauá e Uiramutã, é a aplicação de novos investimentos na construção de casas de apoio e de postos de saúde.

Entre as atividades desta terça-feira, dia 26, o grupo de conselheiros fez uma visita à Casai (Casa do Índio), em Boa Vista, para avaliar os serviços de Saúde realizados na unidade.

Segundo a administradora da Casai, Cláudia Paiva, a parceria com outros órgãos e a participação do Condisi, na avaliação da execução de políticas de Saúde Indígena e na proposição de mudanças para melhorar o trabalho, é fundamental para o fortalecimento do sistema.  

Conforme a gestora, a estrutura da Casai está defasada, porque houve um crescimento significativo da demanda por atendimento, mas, com o apoio de outros órgãos, será possível cuidar melhor dos povos indígenas. Além de oferecer serviços básicos de Saúde, a Casai abriga os índios, a maioria Ianomâmi, e familiares, oferece alimentação, com acompanhamento de nutricionistas, e leva para realização de exames e atendimento com médicos especialistas do SUS (Sistema Único de Saúde).

A diretora do Departamento Social Indígena, da SEI e integrante do Condisi, Nívea Pinho, ressaltou a importância das discussões e a parceria já existente com a Casai. “Já fizemos uma entrega de enxovais aqui para as mães indígenas, por meio da Setrabes [Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social], e realizamos palestras sobre alcoolismo e DST/HIV/Aids. Como há uma rotatividade muito grande de pessoas na Casai, pretendemos realizar, pelo menos, duas visitas por semana”, afirmou.

Ela destacou também a facilitação do acesso dos índios para realização de exames no HGR (Hospital Geral de Roraima) e a redução na espera por serviço médico especializado. Segundo Nívea Pinho, existe uma sala do HCM (Hospital Coronel Mota) reservada para o atendimento dos indígenas e o aumento do número de vagas resultou na diminuição de 30% da demanda reprimida.

Últimas Postagens