00:00:00

Servidores da Saúde

Profissionais da Saúde ameaçam nova greve por tempo indeterminado.


Nova ameaça de greve 
 
O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindipre) e aprovados no concurso público da saúde do Estado cobram convocação imediata de pelo menos, 300 técnicos em enfermagem e 150 enfermeiros para amenizar a demanda reprimida nas unidades de saúde como Hospital Geral de Roraima, Coronel Mota, Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, Policlínica Cosme e Silva, além do Hospital de Rorainópolis.
Esses trabalhadores procuraram os deputados da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na manhã desta terça-feira (26), para mais uma vez pedir apoio do Poder Legislativo e intermediação junto ao Executivo para que suas reivindicações sejam atendidas. Caso contrário, eles ameaçam retomar a greve, que está suspensa para negociações com o Executivo, a partir do dia 2 de junho por tempo indeterminado.
O vice-presidente do Movimento em Enfermagem de Roraima e membro do Sindipre, Genival Ferreira Lima, se disse surpreso com o Decreto Nº 810-P, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 22, com convocação de apenas 97 técnicos em enfermagem e 33 enfermeiros para atender as unidade de Boa Vista e Rorainópolis.
“Para que o Estado tenha um atendimento de qualidade, justo e que não vai prejudicar a comunidade, o nosso déficit real, hoje, passa de 367 profissionais de nível técnico e 150 de nível superior da área de enfermagem”, disse Lima ao ressaltar que esse levantamento foi feito pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem) e Coren (Conselho Regional de Enfermagem).
Esses dados foram protocolados no dia 22 de maio, na Secretaria Estadual de Saúde. Como contraproposta ao governo, o sindicato propôs, no mínimo, a contratação de 300 técnicos em enfermagem e 150 enfermeiros. “Fomos surpreendidos hoje com a publicação do Diário Oficial. Estamos aguardando a resposta do ofício que foi protocolado”, disse o sindicalista ao afirmar que caso não haja um consenso, será declarada greve por tempo indeterminado.
A Comissão de Educação, Cultura, Desportos e Saúde, presidida pela deputada Lenir Rodrigues (PPS), declarou apoio aos profissionais. “O Poder Legislativo não tem a função de interferir no Poder Executivo. O que estamos fazendo nessa comissão é ajudar a população nessas intermediações. Vamos iniciar esse diálogo e contem com a gente nessa luta, pois queremos que se cumpra a legislação”, disse Lenir.
Os deputados Francisco Mozart (PRP) e Evangelista Siqueira (PT), membros da comissão, também participaram das discussões.
 
Auxiliares de serviço de saúde
 
Aproveitando ‘carona’ nas reivindicações dos profissionais de enfermagem, Geovana Oliveira, aprovada no concurso da saúde de 2013 para o cargo de auxiliar de serviços de saúde participou da reunião com os membros da Comissão de Educação, Cultura, Desportos e Saúde da ALE-RR e também pediu apoio da Casa para a convocação dos classificados no certame.
Segundo ela, apenas 69 profissionais foram convocados. Na lista de espera, constam 100 aprovados e o concurso expira em agosto de 2015. “Nós estamos esquecidos desde a época da primeira chamada. E foi informado que iriam chamar três vezes o quantitativo do número de vagas. Já foram convocados técnicos, enfermeiros e até auxiliar administrativo, sendo que tem terceirizados ocupando nossa vaga”, afirmou Geovana.

Últimas Postagens