00:00:00

Parlamento Jovem

Deputados Jovens tomam posse nesta terça-feira (26).


Jovens tomam posse amanhã 
 
Estudantes da rede pública de ensino da capital e interior do Estado tomarão posse como Deputados Jovens do Programa Parlamento Jovem, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta terça-feira (26), às 9h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. O rito para posse, eleição da Mesa Diretora e pronunciamento do presidente segue o mesmo protocolo dos parlamentares oficiais.
Conforme o superintendente Legislativo da ALE-RR, João de Carvalho, os 24 jovens – eleitos por voto direto nas escolas, logo após a solenidade de posse se reunirão para escolha dos membros das comissões permanentes. “A partir desse processo, esses jovens saberão de fato como funciona o parlamento. Eles estarão preparados para atuar na Casa, a única diferença é que essa ação é um trabalho didático/pedagógico”, afirmou.
A presidente da Escola do Legislativo (Escolegis), deputada Angela Águida Portella (PSC), destacou que o programa Parlamento Jovem foi pensado para desenvolver o sentimento de cidadania e participação social nos alunos da rede pública. “Os deputados jovens recebem toda uma formação de como é a tramitação e feitura das leis, qual é o trabalho do parlamentar e, principalmente, qual a importância do Poder Legislativo”, enfatizou.
O mandato do parlamentar jovem tem duração de um ano. Nesse período, a Assembleia, por meio da Escolegis, acompanhará esses alunos para que eles desenvolvam projetos dentro das escolas. “Eles têm que ter uma atitude proativa diante da sociedade e nós estaremos norteando esse trabalho”, afirmou a deputada.
A jovem Leandra Santana, 15 anos, já é uma liderança na escola estadual Vitória Mota Cruz. Ela é diretora de políticas educacionais do Grêmio Estudantil e viu no Parlamento Jovem a oportunidade de vivenciar a jornada de trabalho dos deputados estaduais e levar à escola, um pouco dessa experiência.
“Ter um contato com os deputados e saber realmente como é uma vida política, me fez participar do processo, pois a gente acaba tendo um conceito equivocado do que é o parlamento. E essa experiência vai me ajudar a aperfeiçoar minhas políticas educacionais e trazer para dentro da escola”, declarou Leandra.

Últimas Postagens