00:00:00

Operação \"Que Beleza\"

Ipem fiscaliza estabelecimentos que vendem chapinhas e secadores.


Rigor contra as chapinhas

Até sexta-feira, dia 29, os fiscais do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) realizam no comércio de Boa Vista a Operação ‘Que Beleza’, voltada para a fiscalização de produtos de beleza como chapinhas, secadores de cabelo e aparelhos de depilação.

O principal foco da ação é constatar a presença nos produtos da chamada certificação compulsória, que é o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que atesta se a fabricação está dentro das normas do órgão.

O chefe da Divisão de Qualidade do Ipem, Darkson Saraiva, informou que além do selo de qualidade, os fiscais irão verificar os cabos de alimentação dos produtos. “Vamos fiscalizar a informação da voltagem, e os cabos de alimentação se estão adequados ao novo padrão de pino arredondado”, explicou.

A equipe de fiscais está vistoriando as lojas da Capital, que vendem este tipo de produto. "Vamos fiscalizar quantas estabelecimentos for possível. Ao final da operação iremos divulgar um balanço com os resultados", destacou.

Segundo ele, em caso de irregularidades, será emitido um termo de apreensão dos produtos e o setor jurídico do órgão irá analisar todos os casos. “O proprietário receberá um auto de infração e terá 10 dias para apresentar as notas fiscais. Caso não consigam recuperar a mercadoria, eles serão destruídos”, explicou.

Saraiva destacou ainda que a fiscalização é importante, pois alguns estabelecimentos vendem produtos importados, na maioria das vezes de origem venezuelana. “Estes equipamentos podem apresentar riscos para quem os utiliza. A voltagem pode ser diferente e em alguns casos pode até explodir quando colocado na tomada", declarou.

Os consumidores que tiverem dúvidas ou quiserem fazer denúncias podem procurar a sede do Ipem, localizada na rua Monte Roraima, 584, São Vicente ou ligar para o 0800-280-9590.

Últimas Postagens