00:00:00

Pecuária de RR

Criadores de bovinos participam de leilão no dia 30.


Leilão para 700 animais

O Parque de exposições Dandãnzinho, localizado na região do Monte Cristo, será o local para a realização de leilão de bovinos. O evento será no dia 30 deste mês, a partir das 15 horas.

O evento conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento). Conforme o secretário de Agricultura, Gilzimar Almeida, depois da abertura do evento, será realizado duas palestras sobre “Gado de leite e Integração Pecuária e Lavoura, que começarão a partir da 16 horas, e, às 18 horas começa o leilão”, explicou.

São também parceiros no evento o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e  Pequenas Empresas), a Faer (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Coopercarne (Cooperativa Agropecuária de Roraima).

O leilão ficará por conta da empresa, Marupiara Leilões, de Rogério Poliselle. Segundo ele, qualquer produtor e criador de bovinos pode participar do evento. “Os animais serão colocados à venda ou no leilão. São novilhas, garrotes e touros das raças Nelore e Canchim, sendo a maioria nelore”, explicou Rogério.

Conforme ele, são 700 animais de produtores de várias regiões do Estado que ficarão em exposição em um curral próprio para leilão. “Vale ressaltar que a maioria dos touros vem do estado de São Paulo”, disse.

AS RAÇAS 

A raça Nelore representa 80% do gado de corte brasileiro. Os animais apresentam estado geral sadio e vigoroso. A ossatura é leve, robusta e forte, com musculatura compacta e bem distribuída.

A raça Canchim é fruto de um trabalho científico que visa viabilizar economicamente a obtenção de carne de melhor qualidade nas condições brasileiras. O Canchim tem sido usado com sucesso em várias regiões do Brasil, tanto como raça pura como em cruzamentos para produção de carne bovina.

 

Últimas Postagens