00:00:00

Parlamento Jovem

Alunos aprendem sobre parlamento estadual.


Política para jovens
 
Com intuito de aproximar os estudantes à realidade do Legislativo estadual, assim como mostrar a importância do seu papel para a sociedade democrática, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), por meio da Escola do Legislativo (Escolegis), iniciou nesta sexta feira, 22, a capacitação dos estudantes eleitos pelo programa Parlamento Jovem. A capacitação dos alunos acontece na sede da Ecolegis e a programação se encerrará na terça-feira, 26, na Assembleia.
Estão participando do projeto 15 escolas da capital e seis do interior.
Os estudantes eleitos foram escolhidos pelos próprios colegas, através de processo eleitoral realizado nas instituições de ensino. Ao todo, são 24 jovens parlamentares, cada um representando um deputado estadual. Os estudantes irão desenvolver projetos com os temas Educação, Saúde, Infraestrutura, Meio ambiente, Cultura, Esporte e Lazer.
A coordenadora do projeto, Maria Francisca Castro, disse que durante a capacitação os jovens parlamentares terão a oportunidade de conhecer sobre as técnicas legislativas e as atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo, bem como, serão treinados para elaborar uma proposta de projeto de lei a ser apresentado aos deputados. Ela informou que na segunda feira, 25, os alunos serão recebidos pelos seus respectivos padrinhos deputados e na terça- feira, 26, serão empossados no plenário da ALE-RR, durante sessão ordinária da Casa.
Segundo Maria, o objetivo maior do projeto é trazer os jovens de suas comunidades, representando suas escolas e vivenciar o que é ser um deputado estadual. “Isso tudo faz com que o jovem aumente sua autoestima, realizando suas determinações, focando essas atividades também ao social como forma de subsidiar a escola e acima de tudo na comunidade que ele vive, estando apto a liderar um grupo de pessoas, de jovens, com um embasamento do que é um projeto de lei”, enfatizou.
Os jovens estão sendo capacitados pela gerente das Comissões Técnicas Permanentes do Estado do Amazonas, Marlias Teotônio da Silva, que trabalha o tema “Técnicas Legislativas”. Ela disse que os alunos estão tendo conhecimento da importância do que é o regimento interno na vida de um parlamentar, uma vez que regulamenta toda atividade desenvolvida durante seus quatro anos de legislatura.
“Durante a legislatura o deputado tem o regimento como ferramenta de trabalho, assim como é a constituição estadual e a constituição federal. Os estudantes estão conhecendo todas as regras que são estabelecidas, em se tratando do Poder Legislativo e do processo que é entendido como puramente constitucional. Então há essa necessidade que os alunos conheçam todos esses trâmites”, disse Marlias.
Ela explicou também que no Parlamento Jovem, os alunos têm duas tarefas, ser um deputado estadual e ser treinado também para representar Roraima a nível nacional, sendo preparado para legislar na esfera Federal. “Então ele vai ter que fazer dois projetos, terá que se preparar para o projeto estadual”, informou Marlias, ao esclarecer que eles [alunos] vão receber orientação sobre a Lei Complementar 95 de 1998, que trata das técnicas legislativas.
O deputado eleito da Escola Maria das Dores Brasil, Álvaro Grangeiro, foi escolhido para representar o deputado Zé Galeto (PRP). Ele irá apresentar aos deputados o projeto de sua autoria, que tem como intenção a construção de um instituto referência de ortopedia e traumatologia que, segundo ele, vai desafogar o Hospital Geral de Roraima (HGR), aumentando assim o espaço para pediatria, oncologia e geriatria. “Vai ter uma melhoria na saúde Roraimense” clamou Álvaro. Ele disse também que o Parlamento Jovem é de grande importância para todos os jovens, pois carrega uma bagagem política e intelectual.
Parlamento Jovem 
O Parlamento Jovem foi criado em 2004, tem por finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Assembleia.
 

 

Últimas Postagens