00:00:00

\"Cosme e Silva\"

Melhor atendimento garante melhorias a pacientes de policlínica.


Pacientes melhor atendidos

Longas filas de espera, falta de médicos, aparelhos de exames laboratoriais quebrados e insatisfação com o serviço prestado não fazem mais parte da rotina da Policlínica Cosme e Silva, localizada no bairro Pintolândia, zona Oeste. Desde o mês de janeiro, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) realiza um trabalho de recuperação da unidade, por meio de ações que garantem um bom atendimento ao cidadão e melhores condições de trabalho aos servidores.

A diretora da Unidade, Roberta Acioly destacou que a mudança já é percebida pelos usuários. Ela lembrou que antes, um mesmo médico realizava os atendimentos ambulatoriais e de urgência, o que acabava o levando a interromper algumas consultas. “Para solucionar este problema, destinamos um profissional exclusivo para a emergência. Desde então o tempo de espera por atendimento reduziu bastante. Hoje contamos com quatro médicos plantonistas e um urgencista”, explicou.

Outra melhoria implantada pela nova gestão foi a reativação dos aparelhos de ultrassonografia e eletrocardiograma. “Se um médico solicitar qualquer um destes exames, o procedimento já poderá ser feito na hora. Como antes não funcionava, a única solução era encaminhar os pacientes para o HGR [Hospital Geral de Roraima]”, disse.

Segundo Roberta, por dia, são realizados cerca de 450 atendimentos. “Nós atendemos todo o tipo de público. Desde crianças a idosos. Então a demanda é alta. Por mês, chegamos a receber cerca de 13 mil pacientes, três mil a mais do que o Pronto Atendimento Airton Rocha”, destacou.

Além das melhorias no atendimento, as mudanças também beneficiaram os servidores da unidade de Saúde. Uma reivindicação antiga era a instalação de câmeras de segurança. “Eles reclamavam muito da insegurança no local. Por diversas vezes motos e bicicletas foram furtadas. Desde a instalação do sistema de segurança não houve nenhuma ocorrência”, observou Roberta. 

Ela frisou que a sala de descanso dos servidores também passou por mudanças. “Nós trocamos todos os colchões, pois os anteriores estavam muito gastos. Acredito que um trabalhador que tem descanso de qualidade trabalha muito mais disposto”, declarou.

Os móveis da Policlínica foram todos trocados e as paredes pintadas. “O local tinha um aspecto velho e de abandono. Com essa pequena mudança já melhoramos o ambiente, o local acaba se tornando mais confortável”, disse.

Para verificar se todas as mudanças foram colocadas em prática, o secretário adjunto de Saúde, Cezar Ferreira, fez uma vistoria na unidade de saúde nesta sexta-feira, dia 22. “É importante saber como os atendimentos estão sendo realizados, se os pacientes estão satisfeitos, pois se o trabalho for feito de forma adequada aqui não iremos sobrecarregar o Pronto Atendimento”, explicou.

A dona de casa Marilene Pereira se mostrou satisfeita com o atendimento que recebeu na Unidade. “Cheguei aqui com dor de cabeça e febre em menos de 15 minutos já estava medicada e tomando um soro. Fui bem atendida por todos, desde a recepcionista até o médico”, afirmou.

A técnica de enfermagem Márcia Oliveira apontou as melhorias no ambiente de trabalho. “Hoje temos mais computadores e impressoras para atender melhor os pacientes. Os móveis novos nos proporcionam mais conforto e a direção está sempre disposta em ouvir nossas necessidades”, assegurou.

Últimas Postagens