00:00:00

Visão geral

Atendimentos oftalmológicos estão disponíveis nos 15 municípios de Roraima.


Tratamento dos olhos em RR
 
Pensando na comodidade e na melhoria da assistência à saúde prestada aos moradores do Interior do estado, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) expandiu os atendimentos oftalmológicos para essas localidades por meio do projeto “Visão para o povo”. Só este ano, 900 pessoas foram atendidas.

Após levantamento sobre a necessidade enfrentada pelos municípios, foi elaborado um cronograma de atendimentos que otimiza a realização do trabalho dos profissionais em benefício da população.

Segundo o secretário estadual adjunto de Saúde, César Penna, não se trata de ação isolada, mas sim de um novo modelo que visa garantir a oferta destas especialidades à população que vive no Interior.

A ideia é evitar os transtornos gerados com o deslocamento até a Capital e, consequentemente, evitar as grandes filas de espera por consultas em Boa Vista na unidade referência em especialidades médicas, o Hospital Coronel Mota.  “Por causa da falta de assistência no Interior, uma grande demanda reprimida foi gerada, mas com esta medida, a expectativa é de que logo as demandas reprimidas sejam sanadas”, explicou.

Atualmente, com a exceção de Pacaraima, que neste sábado, dia 23, serão realizados os primeiros atendimentos de forma continuada, todos os municípios têm à disposição, serviços oftalmológicos.

No Sul do estado, os atendimentos estão concentrados no Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, no município de Rorainópolis, que recebe pacientes dos municípios vizinhos: Caroebe, São João da Baliza e São Luiz.

Conforme a demanda informada pelos municípios, foram direcionados os números de vagas. Penna informa que 240 consultas mensais para oftalmologia são disponibilizadas para atender o Sul do estado, no hospital de Rorainópolis. Para os municípios de Caracaraí, Mucajaí, Cantá e Iracema, 60 atendimentos são realizados todos os meses em cada localidade.

Em Alto Alegre, 120 vagas são ofertadas todos os meses. Para Bonfim, Normandia e Amajari foram destinadas um total de 240 vagas, ou seja, 80 para cada um dos municípios, e Pacaraima, ao Norte do estado, 60 vagas para a especialidade.

Penna lembra que o projeto “Visão para o Povo” é um grande desafio, porém possível de alcançar. “A nossa proposta é garantir um atendimento cada vez mais amplo e humanizado na área de Saúde”, esclareceu.

ENTREGA DE ÓCULOS 

Em razão de uma recomendação do TCU (Tribunal de Contas da União), em novembro do ano passado, relacionada aos atos da gestão passada do Governo do Estado, a Sesau deixou de realizar a entrega de óculos para pacientes que tinham indicação para uso. Contudo, a Sesau está realizando estudos para verificar de que forma este serviço poderá ser feito, sem que haja prejuízos para a população e em cumprimento aos princípios da administração pública.

Últimas Postagens