00:00:00

No Interior

Assembleia e TRE realizam Seminário de Formação Política.


Formação Política no Sul
 
Dentro das atividades relacionadas ao acordo de cooperação técnica para a promoção de ações de cidadania entre a Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), será realizado o Seminário de Formação Política – Cidadania para todos. O evento acontecerá nos dias 25, 27 e 28 deste mês, em três municípios do interior, com a finalidade de levar informações às pessoas sobre o papel dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
No dia 25, às 15h, o seminário será na Escola Darci Ribeiro, na Vila Moderna, em São Luiz do Anauá; no dia 27 será a vez dos moradores de São João da Baliza que, a partir das 9h, poderão assistir às palestras na Câmara Municipal. Para encerrar esta etapa, no dia 28, o seminário acontecerá na Câmara Municipal de Caroebe, às 9h.
O seminário, que segue o calendário de atendimento das atividades da Justiça Eleitoral Itinerante do TRE terá quatro palestras: Poderes constituídos, O papel do prefeito e do vereador – ambas terão como moderador o consultor da ALE, André Paraguassu. Participação da mulher na política, com a deputada Aurelina Medeiros (PSDB); e Justiça Eleitoral no Brasil e em Roraima, o palestrante será um técnico do Tribunal.
O coordenador do CAC (Centro de Apoio às Câmaras), Fernando Héder Nogueira, disse que, em cada município, estão sendo aguardados entre 50 a 100 participantes. “Todos podem participar, estudantes, donas de casa, vereadores, profissionais liberais, comerciantes, enfim, quem quiser conhecer mais sobre as funções dos poderes. O seminário estará acontecendo para esclarecer isso às pessoas”, disse.
Nogueira acrescentou que este seminário acontecerá ainda em outros municípios e também na sede e na área rural de Boa Vista, conforme o calendário da Justiça Itinerante do TRE. O CAC é o órgão do Legislativo que está a frente desta parceria com o TRE.
Para o presidente da ALE, deputado Jalser Renier (PSDC), “a parceria com o TRE é uma forma de contribuirmos em estimular a democracia. O trabalho que o Tribunal faz, por meio da Justiça Eleitoral Itinerante, é importante para a conscientização da população sobre o voto. Acredito que a parceria da Assembleia Legislativa vai dar uma maior agilidade nesses serviços”.

 

Últimas Postagens