00:00:00

Veterinária

Especialistas do Ministério da Agricultura capacitam veterinários da Aderr.


Aderr prepara profissionais

Para aperfeiçoar a vigilância veterinária de doenças vesiculares, o que inclui a Febre Aftosa, uma intensa programação foi iniciada na manhã desta segunda-feira, dia 18, e prossegue até a sexta-feira, dia 22, sempre das 8h até 18 horas. Os médicos veterinários da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) participam no auditório do Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) de palestras que visam o aprimoramento técnico, ministradas por especialistas de Brasília, São Paulo e Rondônia.

A abertura contou com a exposição do coordenador nacional do Pnefa (Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa), Plínio Leite Lopes. O gestor explicou sobre o conjunto de ações conduzidas até o momento, que tem permitido a evolução da condição sanitária em grande parte do país com a implantação e manutenção de zona livre de Febre Aftosa.

O coordenador chamou a atenção dos médicos da área de Saúde Animal do Estado para as novas condições que pretendem alcançar, com o avanço na erradicação e na prevenção da doença em todo o território nacional nos próximos anos.

Para isso, as discussões tratam da divisão de responsabilidades entre as iniciativas pública e privada, estratégias aplicadas na erradicação da Febre Aftosa, fortalecimento e manutenção do sistema de defesa sanitária animal, vacinação massiva e periódica nos rebanhos de bovinos e bubalinos, auditorias supervisoras do sistema de defesa sanitária e animal, atualização das bases legais, regionalizações das ações do programa, cadastramento do setor pecuário, oferta e uso de vacina de qualidade sob controle oficial. 

Últimas Postagens