00:00:00

Política

Lançada em Roraima Campanha \"Mais Mulheres na Política\".


Mulheres lançam campanha

Mais representatividade das mulheres na política, com a proposta de garantir mais igualdade entre os sexos nas esferas de poder. Esta é a proposta da Campanha Nacional ‘Mulheres na Política – A Reforma que o Brasil Precisa’ lançada em Roraima no final da tarde desta segunda-feira, 18, no Palácio Senador Hélio Campos.

No estado que elegeu a única governante mulher nas últimas eleições, a solenidade foi realizada na presença de lideranças políticas femininas, como as senadoras Ângela Portela (RR), Vanessa Grazziotin (AM) e Regina Souza (PI), além de deputadas federais e estaduais, e representantes da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, ONU Mulher, dentre outros.

A Procuradoria Especial da Mulher no Senado e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados estão lançando a campanha em todos os estados, iniciativa que preconiza garantir que as mulheres ocupem pelo menos 30% das cadeiras nos parlamentos brasileiros.

A governadora Suely Campos abriu o evento pontuando que o feito de ser a única representante do sexo feminino à frente do Executivo estadual do País lhe trás um peso ainda maior de responsabilidade. Ela relembrou sua trajetória política e enfatizou a importância da iniciativa, apoiada por seu governo, para mudar a realidade brasileira que coloca o Brasil na amarga 124ª posição entre 188 países em uma ordem decrescente de participação feminina na política. “Essa ampliação das mulheres no cenário político é muito importante para o País. Não queremos mudar o mundo, só queremos mais igualdade na política”, destacou.

Para a senadora Ângela Portela, há falta de apoio político, incentivo dos partidos para a candidatura das mulheres. E explica que essa reforma teria início já nas eleições municipais de 2016 e, a cada cinco anos, haveria um acréscimo de 5% nessa reserva, até que se alcance 50%. “Estamos buscando apoio no Congresso para realizar essa mudança”, enfatiza a senadora.

Para que essa mudança e luta das parlamentares se concretize, a senadora Vanessa Grazziotin explica que estão passando pelos estados brasileiros para envolver a sociedade nessa luta, “para que possam nos ajudar a sensibilizar os parlamentares a realizar essas mudanças, já que é histórico o excesso de discriminação sofrido pelas mulheres”, pontua a senadora.

A senadora faz um comparativo da desigualdade entre a mulher na sociedade e no meio político. “Na política não temos o mesmo protagonismo que conquistamos na sociedade – temos estudo, conseguimos destaque profissional, cuidamos de nossa casa e ocupamos apenas 10% das cadeiras na política”, reflete. E completa: “Essa é uma luta de toda sociedade para que possamos aperfeiçoar nosso País”.

O lançamento da campanha contou também com a presença de Susi Teodoro, representante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, que incentiva e fomenta a iniciativa e que a Secretaria está com o desafio de realizar a 4ª Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres, prevista para março de 2016. “Por isso, neste ano estamos focados em apoiar estados e municípios em suas conferências, já que é na base a necessidade de dar voz às mulheres e mudarmos essa realidade”.

 

Últimas Postagens