00:00:00

Enchente

Nível do Rio Branco sobe 70 cm em menos de 24 horas.


Rio Branco sobe e gera riscos
 
Após ter apresentado uma baixa nos últimos meses, o Rio Branco, em Roraima, subiu 70 centímentros nas últimas 24 horas e chegou a marca de 1,90 metro nesta segunda-feira (18). De acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), o índice é considerado normal.
Conforme os números da Agência Nacional de Águas (ANA), o índice desta segunda é 70 centímetros maior em comparação às 15h de domingo (17), quando o manancial estava em apenas 1,20 metro.
No entendimento do meteorologista Ramon Alves, da Femarh, a quantidade de chuva é significativa, mas considerada normal para a época do ano. Segundo ele, as chuvas devem diminuir nos próximos dias e seguirem abaixo da expectativa para o mês.
"O período chuvoso começou oficalmente em abril e só agora é que começou a chover. Nesta madrugada, por exemplo, choveu 70 milímetros. Isto é significativo, mas o índice ainda está abaixo do esperado, uma vez que neste mês deveria chover 300 milímetros e até agora foram menos de 100", pontuou.
Ramon explica que o fenômeno El Niño interfere nas condições climáticas do estado e prejudica a ocorrência de chuvas. "Hoje [segunda] ainda, deve ocorrer uma nova redução na quantidade de chuvas e o índice deve continuar baixo nos próximos dias", esclareceu.

Seca

Em fevereiro deste ano, o Rio Branco chegou à marca de sete centímetros, nível considerado o menor dos últimos quatro anos. Na época, vários municípios foram atingidos pela seca e em oito foi decretada situação de emergência. Em um deles, houve racionamento de água.

Últimas Postagens