00:00:00

Saúde em ação

População participa de atividades de saúde no Parque Anauá.


Ações de saúde no Parque Anauá

Os frequentadores do Parque Anauá e centenas de populares participaram, neste domingo, dia 17, do Dia de Saúde Preventiva promovido pela Uerr (Universidade Estadual de Roraima). A ação foi realizada pelos acadêmicos de Enfermagem e Educação Física.

Durante a manhã a população teve acesso à aferição de pressão arterial, índice de glicemia e de massa corpórea, além de orientações sobre escovação dos dentes, como cuidar da saúde e sobre os riscos da obesidade. Para as pessoas que foram em jejum, a Uerr proporcionou um café da manhã com frutas, bolos e biscoitos.

À tarde cerca de três mil pessoas prestigiaram o evento, marcado por aulas de Aeroaxe, treinamento de exercícios funcionais e aula de Zumba. Nem a chuva que caiu no final da tarde atrapalhou o evento. O público animado lotou as dependências do Forródromo do Parque Anauá.

Para o reitor Regys Freitas, o evento piloto foi um sucesso e a ação agora deve seguir para atender outros bairros de Boa Vista. “À medida que a ação for atingindo o maior número de pessoas da Capital, vamos seguir para o Interior do estado. Além da questão social, a Universidade proporciona atividades extraclasse para nossos acadêmicos, que passam a ter uma vivência maior da profissão antes mesmo de entrarem no mercado de trabalho”, disse.

O evento piloto teve também o propósito de homenagear os profissionais da Enfermagem, que comemoraram a profissão no último dia 12. Os dados obtidos com as pessoas que fizeram os exames, além de registrados em carteira específica, serão anotados para posterior publicação de trabalho de divulgação científica.

NÚMEROS 

Segundo o Ministério da Saúde a diabetes já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. A estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos e estima-se que apenas 10% façam o controle adequado da doença.

Com relação à obesidade, o Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas. De maneira particular, a obesidade tem importância, pois é considerada fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como Hipertensão, doenças cardiovasculares, Diabetes tipo 2, entre outras.

 

Últimas Postagens