00:00:00

Maio Amarelo

Jovens indígenas do Barata recebem palestra sobre trânsito.


Índios aprendem sobre trânsito

Jovens e adolescentes indígenas da comunidade da Barata, no município de Alto Alegre, assistiram na manhã desta sexta-feira, 15, uma palestra sobre Legislação e Segurança no Trânsito, como parte das programações do Maio Amarelo, campanha do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) para conscientizar sobre o trânsito seguro.

O presidente do Detran, Juscelino Pereira, informou que a comunidade possui uma frota de cerca de 200 veículos e que por se tratar de um local distante, as leis de trânsito não são cumpridas. “Muitas pessoas dirigem sem habilitação, pilotam motocicletas sem capacete ou excedem a capacidade de passageiros. Queremos conscientizá-los sobre o risco que estas práticas representam para a vida deles”, explicou.

Pereira destacou ainda que a ingestão de bebida alcoólica é uma das principais causas de acidentes de trânsito na região. “A consumo de álcool é alto nas comunidades indígenas. O pior de tudo é que eles dirigem sob esse efeito. Durante a palestra explicamos que isso é ilegal e que as consequências podem ser graves”, frisou.

O tuxaua da comunidade, Almir Costa Lima, afirmou que a maioria dos indígenas não conhece a legislação de trânsito. “Quando nós explicamos que esta prática é errada, eles não acreditam. Esperamos que com o Detran, eles entendam e mudem estes hábitos”, observou.

O presidente do Núcleo de Jovens e Adolescentes Indígenas da Comunidade, Ademar Cavalcante, relatou que os jovens aprovam a iniciativa do Detran. “Muitos não conhecem o significado das placas e demais sinalizações. Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as leis e legislação de trânsito”, destacou.

MAIO AMARELO 

Com o objetivo de chamar a atenção para a segurança no trânsito, durante todo o mês de maio acontecerá a campanha Maio Amarelo. O movimento internacional quer mobilizar a sociedade e conscientizar o público para tornar o trânsito mais seguro e diminuir os acidentes.

“O Maio Amarelo não é apenas uma campanha, mas sim uma ação, onde toda a sociedade está convidada a participar de debates sobre trânsito e como torná-lo mais seguro. Um assunto que preocupa diversos países e que precisa ser conversado. A ideia é definir ações mais eficazes para promover a conscientização de motoristas e pedestres”, disse o presidente do Detran, Juscelino Pereira.

 

Últimas Postagens