00:00:00

FEISUR

Acesso à informação para fortalecimento do setor produtivo.


Crédito à produção leiteira

Visando levar informação para fortalecer e expandir o setor produtivo, o Governo do Estado marca presença na 2ª Feisur (Feira de Negócios do Sul de Roraima), que começa nesta sexta-feira, dia 15, a partir das 20 horas, e vai até domingo, dia 17, das 18h às 22 horas, no município de Rorainópolis. Durante o evento, serão promovidas palestras e orientações com técnicos da Seapa (Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Aferr (Agência de Fomento de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) e Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

Orientações sobre implantação da produção leiteira em uma propriedade e informações sobre como viabilizar acesso ao crédito irão nortear as palestras ministradas pelos técnicos da Seapa durante o evento. Além disso, o secretário-adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Cabral de Macedo Neto, ressalta que os técnicos ainda farão atendimentos no estande para dar esclarecimentos gerais sobre a produção agropecuária.

“Estamos realizando ações para ampliar e fortalecer o setor produtivo, especialmente na piscicultura, pecuária leiteira, grãos, mandiocultura e fruticultura”, enfatiza o secretário-adjunto. Em relação à região onde será realizado o evento, ele explica que “em Rorainópolis, estamos levantando as possibilidades de implantação da pecuária leiteira, mandiocultura e fruticultura”, destacou.

Já os profissionais da Aderr atuarão com as equipes de Defesa Vegetal e Animal oferecendo orientações acerca da importância do cadastro e certificação desses produtos. “Além disso, a equipe de veterinários estará no local para reforçar o compromisso da vacinação contra a aftosa junto aos pecuaristas. Queremos que a Aderr esteja cada vez mais próxima da população, visando fortalecer o agronegócio em Roraima”, destacou o diretor de Defesa Animal e Inspeção da Aderr, Vicente Barreto.

A Agricultura Familiar e o setor madeireiro serão os focos da Femarh na Feira de Negócios. A equipe da Fundação estará no local para prestar atendimento aos agricultores familiares e realizar a entrega das licenças ambientais já emitidas. “Também faremos a avaliação daqueles processos de licenças em andamento para orientar os produtores e oferecer as condições para que seja emitida”, explica o diretor-presidente da Femarh, Rogério Campos.

Além disso, em relação ao setor madeireiro, os técnicos da Femarh darão suporte para que procedimentos exigidos em legislação sejam atendidos, por exemplo, para emissão da renovação das licenças de operação. “É preciso solicitar a renovação com 120 dias de antecedência antes do vencimento da licença. E este contato mais próximo da Femarh é importante especialmente por ser uma região forte para este setor, como Rorainópolis”, explicou o diretor-presidente.

Ainda na Feira, dois técnicos de fomento da Aferr realizarão os atendimentos para objetivar oportunidades de negócios, além de promover intercâmbio entre os municípios da região, divulgação do Estado e gerar emprego e renda para pequenos artesãos, empreendedores, associações e cooperativas.

O diretor-presidente da Aferr, Weberson Pessoa, destaca que são esperados cerca de 20 mil visitantes nos três dias de evento. “Com tamanho fluxo de pessoas, esperamos retirar dúvidas e oferecer nossos produtos, trazendo mais clientes para a Agência e fomentando os negócios do Estado”, informou, destacando que a proposta da Aferr, é ampliar a interiorização das ações, fomentando o desenvolvimento dos pequenos negócios na região Sul.

FEIRA 

A Feisur é um evento itinerante, realizado anualmente em uma das cidades sede dos municípios do Sul de Roraima (Caroebe, São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Rorainópolis). As atividades são gratuitas e, este ano, acontecerão nas dependências do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Rorainópolis, localizado na avenida Ayrton Senna. Serão promovidas palestras, oficinas e a meta é realizar mais de dois mil atendimentos e orientações aos micro empreendedores.

 

Últimas Postagens