00:00:00

Saúde Preventiva

Evento será domingo no Parque Anauá


Ações voltadas à saúde preventiva, relacionadas principalmente com o controle do Diabetes, Hipertensão e Obesidade dos frequentadores do Parque Anauá, serão promovidas pela Uerr (Universidade Estadual de Roraima), neste domingo, dia 17. A ação de extensão será realizada pelos acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Educação Física, das 8h às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Com o evento, a população terá à disposição vários stands, onde serão realizadas avaliação de pressão arterial, ICM (Índice de Massa Corporal ) e glicemia, através de testes rápidos, dentre outras atividades.

O objetivo segundo o reitor da Uerr, Regys Freitas, é proporcionar um dia de cuidados com a saúde para dar melhor qualidade de vida à população e principalmente aos frequentadores do Parque Anauá.

O pró-reitor de Extensão da Uerr, André Russo, destaca que para a instituição, essas atividades são importantes, pois garantem o reconhecimento da universidade para além dos muros da instituição, valorizando seu papel junto da comunidade, através de ações de saúde. "Além disso, queremos valorizar o Dia Mundial da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio”, disse.

Todos os participantes também terão os dados obtidos nos testes rápidos de glicemia, aferição de pressão e IMC registrados em carteiras, que serão disponibilizadas pela Uerr. Outros dados como idade, peso, sexo, etnia, dentre outros, serão anotados para posterior publicação de trabalho de divulgação científica.

Freitas informou que a Uerr pretende levar o projeto para diferentes bairros de Boa Vista, atendendo toda a população em atividades mensais. "Em um segundo momento, a Universidade Estadual poderá realizar o projeto em outros municípios do Interior do estado", disse o reitor.

NÚMEROS 

Segundo dados do Ministério da Saúde, a Diabetes já afeta cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo. A estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões. Hoje, no Brasil, existem mais de 30 milhões de hipertensos e estima-se que apenas 10% façam o controle adequado da doença.

Com relação à obesidade, o Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas. De maneira particular, a obesidade tem importância, pois é considerada fator de risco para uma série de doenças. O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.

 

Últimas Postagens